Ambiente: Polícia Ambiental apreendeu 25 mil animais em 2005, revela relatório

Tráfico de animais se concentra nas regiões da Grande São Paulo e São José do Rio Preto

qua, 19/07/2006 - 14h53 | Do Portal do Governo

Um relatório da Polícia Militar Ambiental revela que as regiões da Grande São Paulo e de São José do Rio Preto concentram cerca de 50% das atividades de tráfico de animais silvestres. Isto quer dizer que, dos 25.111 animais apreendidos em 2005, a metade passou por essas duas regiões que são as mais populosas do Estado. O relatório vai ser apresentado na reunião de hoje (18/7) do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, mostrando a forma de atuação da corporação.

O documento mostra que houve um incremento nas apreensões de 2001, quando 17.551 animais silvestres foram resgatados de cativeiros ilegais e em ações de repressão ao tráfico, para 2005. A explicação, segundo o comando da Polícia Militar Ambiental, reside na maior conscientização da sociedade que tem denunciado os casos de posse irregular de animais da fauna nativa. Os animais apreendidos em maior número são o canário-da-terra, coleiro-baiano, picharro, tico-tico, azulão, pintassilgo, pássaro-preto, curió, bigodinho e galo-da-campina.

Veja na íntegra o relatório “Tráfico de Animais da Fauna Silvestre Nacional – Dados Estatísticos e Estratégias Operacionais – 2001-2005”.

Da Secretaria do Meio Ambiente