Ambiente pode influenciar na qualidade de vida do diabético

Estudo realizado pela USP aponta que portadores da doença têm baixa satisfação da qualidade de vida

ter, 12/03/2013 - 10h38 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP aponta que aspectos da vida social e do meio ambiente influenciam na qualidade de vida de pessoas com diabetes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo teve por objetivo identificar características que ocorrem em maior ou menor frequência entre os casos e comparou dois grupos de pessoas com diabetes: um com controle glicêmico satisfatório e outro com controle glicêmico insatisfatório. 

Dois questionários foram utilizados para o levantamento de dados, sendo um para características sócio-demográficas e clínicas e outro para mensurar a qualidade vida, levando em consideração aspectos físicos, psicológicos, relações sociais e meio ambiente.

Quando comparados os resultados, observou-se que os dois grupos pesquisados têm baixa satisfação da qualidade de vida no aspecto psicológico, seguido pelo físico, o relações sociais, e por último, o meio ambiente, tido como o aspecto que mais influenciou a qualidade de vida dos entrevistados.

A pesquisa foi motivada pelos novos casos da doença, que crescem a cada ano. O estudo pretende criar um grande apoio para os profissionais que trabalham com portadores de diabetes.

Do Portal do Governo do Estado