Ambiente: Florada das cerejeiras no Parque Estadual Alberto Löfgren

Festival das Cerejeiras tem também danças e comidas típicas do Japão

seg, 03/07/2006 - 14h52 | Do Portal do Governo

O II Festival das Cerejeiras, de 15 a 30 de julho, será mais uma ótima opção de passeio para os paulistanos, que poderão apreciar a florada da árvore-símbolo do Japão. São 50 árvores plantadas no Parque Estadual Alberto Löfgren (antigo Horto Florestal), na Rua do Horto, 931, na Zona Norte da Capital. No dia 16, haverá uma celebração, a partir das 9,30 horas, com apresentações de danças típicas japonesas, taikô, oficinas de origamis, artesanatos e comidas típicas.

Na Trilha do Descobrimento, onde se encontra o Arboreto 500 Anos, além de admirar as flores de tom róseo das cerejeiras, os visitantes poderão apreciar também as outras 24 espécies de árvores da Mata Atlântica, como o pau-brasil, canela-preta, ingá, tapiá e outras. Depois, poderão ainda visitar o Museu Florestal Otávio Vecchi, localizado dentro do Horto, onde estarão expostos maquetes de castelos e templos xintoístas do Japão.

O evento está sendo organizado pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, com a colaboração de um ex-funcionário, Guenji Yamazoe, que é vice-presidente da ABJICA – Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão. Há ainda a participação da comunidade japonesa e do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da comunidade. Por todo esse envolvimento, Yamazoe afirma que “há um significado histórico, cultural e afetivo na realização do festival”.

Silvia Borges

Da Secretaria do Meio Ambiente