Ambiente: Festival das Cerejeiras exibe florada da árvore-símbolo do Japão

Evento será realizado entre os dias 15 e 30 de julho

qui, 06/07/2006 - 14h00 | Do Portal do Governo

Entre os dias 15 e 30, durante o 2º Festival das Cerejeiras, o visitante conhecerá, gratuitamente, a florada da árvore-símbolo do Japão. São 50 árvores plantadas no Parque Estadual Alberto Löfgren (antigo Horto Florestal). No dia 16, a partir das 9h30 horas, está programada uma celebração, com apresentações de danças típicas japonesas como taikô e oficinas de origami, artesanato e comidas tradicionais daquele país.

Na Trilha do Descobrimento, onde se encontra o Arboreto 500 Anos, além de admirar as flores de tom róseo das cerejeiras, o público poderá apreciar as outras 24 espécies de árvores da mata atlântica, entre elas o pau-brasil, canela-preta, ingá e tapiá. Depois, visitar o Museu Florestal Otávio Vecchi, localizado dentro do Horto onde estarão expostos maquetes de castelos e templos xintoístas (religião nacional da nação, anterior ao budismo).

Colaboradores – O evento é organizado pelo Instituto Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente, com a colaboração de um ex-funcionário, Guenji Yamazoe, vice-presidente da Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Abjica). Yamazoe afirma que há um significado histórico-cultural-afetivo na realização do festival. Terá também a participação da comunidade japonesa e do Departamento Cultural do Consulado-Geral do Japão em São Paulo e da comunidade.

SERVIÇO

Parque Estadual Alberto Löfgren (antigo Horto Florestal)

  • Rua do Horto, 931 – zona norte da capital
  • Interessados poderão visitar o festival todos os dias
  • Das 9 às 16 horas

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente