Ambiente: Avifauna do Parque Intervales será destacada em evento

1º Encontro Brasileiro de Observação de Aves será realizado até esta sexta-feira, dia 2

qui, 01/06/2006 - 10h00 | Do Portal do Governo

Importante ponto de atração mundial de observadores de pássaros, o Parque Estadual Intervales (PEI) estará em destaque no AVISTAR 2006 – Primeiro Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que será realizado entre 31 de maio e 2 de junho, no Centro Universitário do SENAC – Santo Amaro, em São Paulo.

A Fundação Florestal, que administra o PEI e é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, terá um estande no evento, onde o público vai obter informações sobre os atributos naturais do parque, com ênfase na riqueza da avifauna protegida nos seus 41,7 mil hectares de Mata Atlântica.

Aves ocultas

Os visitantes do estande também poderão participar de uma divertida atividade de “birdwatching”, palavra em inglês pela qual a contemplação de pássaros é conhecida internacionalmente. O desafio é encontrar aves escondidas em um painel fotográfico da Mata Atlântica. Quem conseguir identificá-las levará para casa belos pôsteres da fauna silvestre. Mas não vale olhar de perto; a busca terá de ser feita de fora do estande, utilizando binóculos, como se estivessem na floresta.

Os observadores de primeira viagem poderão recorrer a um roteiro com fotos e descrição das aves ocultas. Também contarão com o auxílio dos monitores ambientais e de outros funcionários do PEI, que virão a São Paulo para apoiar o atendimento no estande e participar das palestras e minicursos oferecidos durante o AVISTAR 2006.

Observadores internacionais

O responsável pela administração do parque, Maurício Marinho, ressalta que a capacitação desses funcionários no evento contribuirá para aprimorar o atendimento a uma demanda crescente em Intervales: a visitação por observadores de aves estrangeiros. No ano passado, a unidade recebeu cerca de 100 adeptos do “birdwatching”, procedentes das mais diversas partes do mundo, como Sri Lanka, Austrália, Estados Unidos, Israel, Equador, Finlândia, Alemanha e Dinamarca.

Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, essa atividade, a cada ano mais presente em vários países, começa a ser fortalecida também na Mata Atlântica. Ela destaca que o Parque Estadual Intervales, parte do “Continuum” de Unidades de Conservação da região do Vale do Ribeira, é um locus preferencial em razão da integridade de seus ecossistemas e da infra-estrutura que oferece aos usuários.

Na sede do parque, situada no município de Ribeirão Grande, 270 km a sudoeste da capital, há pousadas, restaurante, centro de lazer, base de pesquisa e recintos para reuniões e eventos. Tudo isso em meio à exuberante Mata Atlântica em ótimo estado de conservação, onde já foram identificadas mais de 310 espécies de aves diferentes.

Homenagem ao mestre

O AVISTAR 2006 é promovido pelo Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro e pela Rede Avistar Brasil, que é um coletivo sem fins lucrativos surgido a partir dos grupos OrnitoBr e BwBr. O objetivo do evento é contribuir para o conhecimento e a preservação da avifauna brasileira.

Além de feira, minicursos e palestras, também estão programadas mesas redondas, mostra de fotografias e de filmes ornitológicos. Um dos destaques é a exposição das aquarelas originais da obra “Ornitologia Brasileira”, de Helmut Sick, considerado o mestre dos observadores, que faleceu há 15 anos e será homenageado no dia 31, às 19h30, durante a abertura do evento.

A feira paralela ao AVISTAR 2006 estará aberta ao público, gratuitamente, nos dia 1 e 2 de junho, das 10 às 20 horas. O Centro Universitário Senac fica na Avenida Eng. Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro – São Paulo.

Informações sobre como chegar ao local, a programação completa e os valores das inscrições em minicursos e ciclo de palestras estão disponíveis no site www.avistarbrasil.com.br.

Da Secretaria do Meio Ambiente