Ambiente: Avifauna do Parque Intervales será destacada em evento

1º Encontro Brasileiro de Observação de Aves será realizado até esta sexta-feira, dia 2

qua, 31/05/2006 - 13h48 | Do Portal do Governo

Importante ponto de atração mundial de observadores de pássaros, o Parque Estadual Intervales (PEI) estará em destaque no AVISTAR 2006 – Primeiro Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que será realizado entre 31 de maio e 2 de junho, no Centro Universitário do SENAC – Santo Amaro, em São Paulo.

A Fundação Florestal, que administra o PEI e é vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, terá um estande no evento, onde o público vai obter informações sobre os atributos naturais do parque, com ênfase na riqueza da avifauna protegida nos seus 41,7 mil hectares de Mata Atlântica.

:: Aves ocultas

Os visitantes do estande também poderão participar de uma divertida atividade de “birdwatching”, palavra em inglês pela qual a contemplação de pássaros é conhecida internacionalmente. O desafio é encontrar aves escondidas em um painel fotográfico da Mata Atlântica. Quem conseguir identificá-las levará para casa belos pôsteres da fauna silvestre. Mas não vale olhar de perto; a busca terá de ser feita de fora do estande, utilizando binóculos, como se estivessem na floresta.

Foto: angélica midorOs observadores de primeira viagem poderão recorrer a um roteiro com fotos e descrição das aves ocultas. Também contarão com o auxílio dos monitores ambientais e de outros funcionários do PEI, que virão a São Paulo para apoiar o atendimento no estande e participar das palestras e minicursos oferecidos durante o AVISTAR 2006.

:: Observadores internacionais

O responsável pela administração do parque, Maurício Marinho, ressalta que a capacitação desses funcionários no evento contribuirá para aprimorar o atendimento a uma demanda crescente em Intervales: a visitação por observadores de aves estrangeiros. No ano passado, a unidade recebeu cerca de 100 adeptos do “birdwatching”, procedentes das mais diversas partes do mundo, como Sri Lanka, Austrália, Estados Unidos, Israel, Equador, Finlândia, Alemanha e Dinamarca.

Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, essa atividade, a cada ano mais presente em vários países, começa a ser fortalecida também na Mata Atlântica. Ela destaca que o Parque Estadual Intervales, parte do “Continuum” de Unidades de Conservação da região do Vale do Ribeira, é um locus preferencial em razão da integridade de seus ecossistemas e da infra-estrutura que oferece aos usuários.

Na sede do parque, situada no município de Ribeirão Grande, 270 km a sudoeste da capital, há pousadas, restaurante, centro de lazer, base de pesquisa e recintos para reuniões e eventos. Tudo isso em meio à exuberante Mata Atlântica em ótimo estado de conservação, onde já foram identificadas mais de 310 espécies de aves diferentes.

:: Homenagem ao mestre

O AVISTAR 2006 é promovido pelo Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro e pela Rede Avistar Brasil, que é um coletivo sem fins lucrativos surgido a partir dos grupos OrnitoBr e BwBr. O objetivo do evento é contribuir para o conhecimento e a preservação da avifauna brasileira.

Além de feira, minicursos e palestras, também estão programadas mesas redondas, mostra de fotografias e de filmes ornitológicos. Um dos destaques é a exposição das aquarelas originais da obra “Ornitologia Brasileira”, de Helmut Sick, considerado o mestre dos observadores, que faleceu há 15 anos e será homenageado no dia 31, às 19h30, durante a abertura do evento.

A feira paralela ao AVISTAR 2006 estará aberta ao público, gratuitamente, nos dia 1 e 2 de junho, das 10 às 20 horas. O Centro Universitário Senac fica na Avenida Eng. Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro – São Paulo.

Informações sobre como chegar ao local, a programação completa e os valores das inscrições em minicursos e ciclo de palestras estão disponíveis no sítio www.avistarbrasil.com.br .

Da secretaria do Meio Ambiente