Amanhã é o último dia de vacinação contra gripe para idosos em SP

Campanha tem meta de imunizar 70% das pessoas com 60 anos ou mais; há 3.400 postos abertos no Estado

qui, 03/05/2007 - 11h51 | Do Portal do Governo

Termina sexta-feira, 4, a Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos em São Paulo. Os postos ficam abertos das 8 às 17 horas. A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar pelo menos 2,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, chegando à meta de 70% dos 3,6 milhões de idosos no Estado.

A população tem à disposição 3.400 postos espalhados pelo Estado. A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado. Em 2006 o Estado teve 80,22% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

“A campanha deste ano vem em ritmo bom. É importante que os idosos compareçam aos postos de vacinação. Quem ainda não foi imunizado, deve ir nesta sexta-feira”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Durante a campanha a Secretaria oferece à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites..

A vacina conta gripe não tem conta-indicação. “Não há reações adversas graves e evita complicações causadas pelo vírus”, diz o secretário Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde