Amanhã é o “Dia D” de vacinação contra a gripe

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde, doentes crônicos deverão ser imunizados

sex, 19/04/2013 - 11h30 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a gripe – que começou no último dia 15 e vai até 26/4 – terá nesse sábado, 20, o “Dia D”. A partir das 8h, mais de 7 mil postos de vacinação estarão disponíveis para a aplicação da vacina.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Ao todo, serão cerca de 42 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação, que contará com 3 mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos disponíveis para a população.

A novidade deste ano é a inclusão do grupo de mulheres que deram à luz em até 45 dias entre a população alvo, assim como presidiários. Também devem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de 6 meses e menores de 2 anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

Programação

No Instituto Butantan, das 9h às 15h, haverá um posto volante para a vacinação, além da promoção de atividades interativas no período como música, ioga, acupuntura e atividades físicas durante o período da manhã. A população poderá cortar os cabelos e fazer maquiagem, gratuitamente, no “Cantinho da Beleza” instalado no local.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B. A expectativa da Secretaria da Saúde é que 7 milhões de paulistas sejam imunizadas até o final da campanha.

Do Portal do Governo do Estado