“Alvorada para a Vida” mostra o cotidiano de PMs no CEU São Mateus

O espetáculo será apresentado às 18 horas deste sábado, 28, no CEU São Mateus. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será destinado à com

sáb, 28/06/2008 - 16h15 | Do Portal do Governo

Alvorada para a Vida – espetáculo coordenado pelo Centro de Assistência Social e Jurídica (Setor de Psicologia da Polícia Militar) – é uma boa sugestão para este final de semana. Neste sábado, será apresentado no CEU São Mateus, a partir das 18 horas. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será destinado à comunidade carente da própria região. Apresentada desde 2006, a peça já foi vista por cerca de 47 mil pessoas, tendo arrecadado 17 toneladas de alimentos, que foram distribuídos em entidades de diversas regiões.

A peça demorou seis meses para ser escrita e tem como autor e diretor Eduardo Ribas, que fez laboratórios e freqüentou Centros de Formação de Soldados e alguns batalhões da polícia paulista para contar o dia-a-dia desta profissão. Ela retrata a vida dos policias, desde o ingresso no Centro de Formação de Soldados, passando pela ativa e a aposentadoria e aborda as dificuldades enfrentadas no cotidiano.  “Queremos mostrar o ser humano atrás da farda, com problemas familiares, financeiros e emocionais”, comenta Ribas.

A apresentação da peça pode ser solicitada por qualquer pessoa, desde que entre em contato com a PM da região, que marcará um dia com o grupo Anima. As apresentações são feitas em parceria entre o batalhão da região e a entidade. Este contato é necessário tanto para a utilização do armamento para a peça – eles usam o verdadeiro – quanto para distribuir o alimento arrecadado com a apresentação.

Embora o tema seja focado no policial, é universal, pois retrata o problema enfrentado por muitos pais que é o afastamento da família e dos filhos para trabalhar. “É uma oportunidade para valorizar a vida, refletir sobre os preconceitos quanto à profissão dos policiais, rever comportamentos e, também, uma alternativa aos conflitos pessoais”, finaliza Eduardo.

Agenda

• 28/06 – 18 horas no CEU São Mateus (São Mateus/SP)

Rua Curumatim, 201 – Jd. Boa Esperança

• Em julho

Todos os sábados e domingos às 20 horas no Teatro Fernando de Azevedo, na Praça da República, centro da Capital. Não haverá apresentação no dia 20/07, pois o Grupo vai representar a PM de São Paulo em um evento realizado pela PM do Paraná, organizado pela Polícia Comunitária.

 

Da Secretaria de Segurança Pública

(S.M.)