Alunos transformam canteiros das escolas em farmácias naturais

Em apenas seis meses 24 escolas de Franca aderiram à ideia que veio da Escola da Família

ter, 08/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Estudantes da região de Franca estão prestando mais atenção nas dicas de saúde vindas dos tempos de seus avós e estão até se aprofundando no assunto. Afinal, é disso que se trata o projeto-piloto batizado como “Tenha em seu quintal a sua farmácia” que ensina os alunos a plantarem, colherem e fazerem uso das mais diversas ervas medicinais encontradas em jardins. A iniciativa é mais um projeto desenvolvido dentro do Programa Escola da Família. 

A idéia é simples: nas oficinas instaladas dentro das escolas os educadores dão palestras sobre as propriedades terapêuticas e técnicas de cultivo de algumas plantas medicinais. Fica por conta dos participantes o plantio em canteiros e vasos que ficam nas escolas. “Eles aprendem também sobre a posse responsável e cuidados com as folhagens. Como recompensa, podem levar algumas mudas para casa”, conta a professora-coordenadora do Programa Escola da Família de Franca, Andréia Tavares. 

A oficina é realizada em parceria com o Jardim Zoobotânico do município, que forneceu as primeiras mudas para as escolas. Algumas das espécies cultivadas são alho social, malva, cavalinha, boldo, puejo, melissa, marcelinha, bálsamo, guaco e hortelã. Em cada canteiro há uma placa com o nome da planta e a finalidade para qual ela pode ser utilizada.   

“A idéia é que os participantes multipliquem essas informações para parentes e vizinhos e cultivem em suas próprias casas uma farmácia natural”, explica Andréia. 

Tudo começou nas Escolas Estaduais Otávio Martins de Souza e Antônio Fachada em fevereiro deste ano. O sucesso foi tanto que a iniciativa se estendeu para outras 24 escolas da Diretoria de Franca. O projeto já tem cerca de 400 participantes. 

“É uma iniciativa interessante, que promove a saúde e a qualidade de vida, valorizando a cultura oral e a transmissão de conhecimentos entre gerações”, diz o secretário Paulo Renato Souza.

Da Secretaria da Educação