Alunos premiados por participar de concurso da Bovespa

Competição teve mais de 7 mil alunos escritos; 13 escolas foram premiadas

qui, 29/03/2007 - 20h28 | Do Portal do Governo

“Mercado de Ações”. Apesar de complicado, o tema não tirou dos cerca de 7.500 estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual o interesse em participar da quarta edição do concurso Bovespa na Escola . Dos 1.485 trabalhos inscritos, 13 foram premiados nesta quinta-feira, dia 29, durante a cerimônia realizada no Espaço Bovespa , centro da Capital. A educadora Rose Louback, assessora de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, ressaltou a chance dada aos estudantes. “Agradeço a oportunidade que a Bovespa deu aos alunos da rede de fazerem essa visita para observarem como funciona o mercado de investimento”, disse.

O presidente da Bovespa, Raimundo Magliano Filho, fez questão de explicar o quanto a entidade torce pelo sucesso do Programa Educacional Bovespa. “ O concurso Bovespa na Escola tem como foco a educação. Nosso objetivo é estimular a criatividade dos estudantes para melhor compreenderem o funcionamento do mercado de capitais”, revelou Magliano Filho.

Modalidades

Os trabalhos, enviados por alunos de 5ª a 8ª séries dos ensinos fundamental e médio da rede estadual, foram desenvolvidos em três modalidades: Criação de um site ; Histórias em Quadrinhos e Reportagens. O trabalho deveria ser realizado por grupo de quatro a seis alunos do mesmo nível de ensino, sob a coordenação de um professor orientador.

Seleção dos trabalhos

Os trabalhos enviados pelos alunos passaram por três diferentes fases: na unidade escolar, foram vistos por uma comissão formada a critério do diretor; na Diretoria de Ensino, passaram pela análise de uma comissão constituída por supervisores de ensino e assistentes técnico-pedagógicos (ATPs); e na etapa estadual, os trabalhos foram analisados por uma comissão julgadora constituída por representantes da Secretaria e da Bovespa.

Julgamento

Foram levados em conta pontos como adequação do trabalho à modalidade e tema do Concurso; a capacidade de expressão, criatividade e originalidade; a correção da linguagem e as qualidades gráfica e plástica das imagens.

Escolas Estaduais vencedoras

Ensino Fundamental

•  E.E. Lamounier de Andrade – D.E Barretos

•  E.E. Prof. Estephano Orlando Paulovski – D.E Registro

•  E.E. Prof. Milcio Bazoli – D.E Registro

•  E.E. Moabe Cury – D.E São José dos Campos

•  E.E. Darcy Silveira Vaz – D.E Barretos

•  E.E. Manoel dos Santos – D.E Fernandópolis

Ensino Médio

•  E.E. Tonico Barão – D.E Fernandópolis

•  E.E. Prof. Estephano Orlando Paulovski – D. E Registro

•  E.E. Visconde de São Laurindo – D.E Guaratinguetá

•  E.E. Cultura e Liberdade – D.E Marília

•  E.E. Dr. Pereira de Mattos – D.E Taubaté

•  E.E. Santa Isabel – D.E Itapecirica da Serra

•  EE Reverendo Erodice Pontes de Queiroz – D.E Sul 3 (EE com o maior número de trabalhos inscritos)

Premiação

Os alunos ganharam câmeras digitais; os professores orientadores, impressoras multifuncionais; os diretores, um DVD player; e as escolas vencedoras, um microcomputador. Para o grupo da Escola Estadual Profº Orlando Paulovski, da Diretoria de Ensino de Registro, no Vale do Ribeira, participar do concurso foi bastante satisfatório. “Estar aqui é um contato do mundo da televisão para o mundo real. Valeu a pena participar”, disse a professora Eugênia Maria Mancio, responsável pela orientação dos trabalhos.

Outro grupo que comemorava bastante era o da Escola Estadual Darcy Silveira Vaz , que pertence à Diretoria de Ensino de Barretos. “O tema foi meio complicado. Mas nada que a vontade não faça a gente superar. Adquirimos mais conhecimentos e vimos que podemos ser também investidores” , disse o estudante Renan Fernandes dos Santos.

O Programa

Criado em 1989, o Programa Educacional Bovespa atende milhares de interessados que desejam conhecer a BOVESPA e o mercado de ações.

A idéia é desenvolver ações voltadas à educação da comunidade para o mercado de capitais. Além de mostrar a importância das Bolsas de Valores para a economia do país, a meta é transmitir conceitos básicos de economia como hábitos de poupança, formas de investimento e como as empresas podem financiar seus projetos de crescimento por meio do mercado de capitais.

São realizadas ainda visitas monitoradas à Bolsa, realização de palestras externas, concursos estudantis, apoio a concursos, simulação de investimentos e parcerias com instituições de ensino.

Da Secretaria da Educação