Alunos podem participar de decisões na comunidade escolar

Por meio do Gestão Democrática, Governo visa aproximar jovens e integrantes das instituições do cotidiano da comunidade

sex, 20/07/2018 - 11h02 | Do Portal do Governo

Escolas públicas paulistas contam com um projeto de modernização de Gestão Democrática a partir da união de todos os integrantes das entidades. Estudantes, professores, gestores, servidores, pais, responsáveis e sociedade civil podem realizar um esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres.

O intuito, dessa forma, é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e das comunidades. O projeto conta com quatro etapas: Diagnóstico, Local, Regional e Estadual.

Na primeira fase, foram realizados 105 grupos de escuta, com cerca de 2,7 mil representantes da comunidade escolar, 1,5 mil escolas, em 225 municípios, divididos nos 15 polos do território paulista.

Ainda, mais de 50 entidades com missão ligada à Educação enviaram 1.412 contribuições para o projeto. Os grupos formados possibilitaram a coleta de 500 mil respostas.

A segunda etapa consistiu no encontro nas próprias escolas que aderiram ao projeto (cerca de 4,6 mil em todo Estado). E, numa terceira fase, houve a construção de propostas regionais, a partir dos resultados dos encontros locais. Com a participação efetiva da comunidade, foi possível criar oportunidades para serem discutidas nas Diretorias de Ensino.

Diante disso, foram inseridas 1.341 propostas na Secretaria Escolar Digital para serem votadas pela comunidade. Cada usuário deveria escolher três a fim de definir as 10 propostas mais votadas. A atividade somou mais de 794 mil votos, 264 mil votantes e 908 propostas selecionadas para a Etapa Estadual.

Na última etapa, realizada no fim do ano passado, as propostas regionais serviram como base para o Encontro Estadual, com foco na consolidação de propostas para elaboração de um Projeto de Lei e Plano de Fortalecimento da Cultura Democrática, reforçando os valores e práticas da democracia nas escolas e na rede.