Alunos paulistas serão avaliados em novembro

Secretaria de Estado da Educação realizará o Saresp comparável às avaliações nacionais

seg, 10/09/2007 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação volta a realizar neste ano o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). No fim de novembro alunos de 1ª, 2ª, 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de todo o Estado passarão por avaliação de aprendizado.

Realizado desde 1996, o Saresp é essencial para a Secretaria avaliar o rendimento escolar dos alunos no Estado, podendo, assim, acertar caminhos e projetar alterações, se necessárias. Em 2006 a avaliação não foi realizada, mas está garantida para este ano.

A Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração do exame,  neste momento prepara a convergência entre a prova e as avaliações federais (Prova Brasil e avaliação do Saeb). “É importante que o Saresp seja comparável às avaliações nacionais para que possamos verificar metas e resultados. Além disso, precisa ser comparável a ele mesmo a cada ano, o que acontecerá a partir de agora. Ou seja, o de 2007 será comparável ao de 2008, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Outra novidade do Saresp 2007 é que uma pessoa sem ligação à turma avaliada será responsável por aplicar a prova_ poderá ser um professor da rede estadual, mas não da mesma escola. Isso se torna necessário porque a Secretaria passará a utilizar o Saresp para avaliar o rendimento de escolas e dos profissionais que lá trabalham.

A divulgação dos resultados do Saresp 2007 acontecerá no início de 2008, para que as escolas utilizem os dados na semana de planejamento pedagógico para o ano letivo.

Da Secretaria da Educação