Alunos participam de evento mundial que promove atividade física

Na próxima quarta-feira, 27, os estudantes de 562 cidades irão se exercitar por 15 minutos nas escolas

seg, 25/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os alunos de escolas estaduais de 562 cidades de São Paulo vão participar amanhã, 27, do Dia do Desafio, projeto da Secretaria da Educação com uma série de atividades para toda a rede. Só na capital, cerca um milhão de estudantes estarão mobilizados em diversas atividades. 

Na entrada de cada período, os alunos vão dedicar 15 minutos a atividade física coletiva, nos pátios e quadras esportivas.  As escolas vão promover caminhadas, corridas, danças e jogos. 

“O evento é uma oportunidade para alunos, professores e a comunidade buscar uma vida mais saudável”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. 

A 14ª edição do Dia do Desafio, com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, tem a coordenação do Sesc São Paulo no continente americano. A proposta é despertar nos participantes o cuidado com o corpo, por meio da mudança de comportamento.  Nesse ano, participam mais de 3.600 cidades de 23 países do Continente Americano.

Dia do Desafio 

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e está sendo difundido mundialmente por uma entidade alemã de promoção do esporte para todos. 

O objetivo do evento é incentivar cidades dos cinco continentes a promover a prática de uma atividade física diária para a manutenção da saúde.  Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas parem suas atividades durante 15 minutos e pratiquem qualquer tipo de atividade física.  

Para incentivar a população, foi criado o desafio entre as cidades. É declarada vencedora aquela que reunir o maior percentual de participação em relação ao número oficial de habitantes. Este ano, São Paulo desafiará a cidade de Bogotá, na Colômbia.

Da Secretaria da Educação