Alunos mostram soluções para transporte sobre trilhos

Trabalhos são de centro de formação mantido pela CPTM

ter, 14/08/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

Em busca de soluções para a melhoria da operação ferroviária, alunos do Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, mantido pela CPTM em parceira com o Senai, vão expor cinco trabalhos no Inova Senai, que acontece de 16 a 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi-SP.

Entre as idéias desenvolvidas pelos jovens da escola, pioneira no Brasil a preparar mão-de-obra para o mercado metroferroviário, estão dispositivos para melhorar a aderência entre rodas e trilhos e para detectar problemas nas vias de circulação dos trens. No total, o Inova apresentará 100 trabalhos inéditos (21 de professores e 79 de alunos), de 50 unidades do Senai do Estado de São Paulo.

Após os quatro dias de exposição, representantes do meio acadêmico, instituições tecnológicas e empresas irão escolher os três melhores trabalhos, em cada uma das dez categorias. Os critérios de julgamento são: criatividade, originalidade e inovação, método científico, desenvolvimento do trabalho, demonstração, montagem final e resultados.

Em 2006, o projeto denominado Always Light, dos alunos do CFP James C. Stewart, foi o vencedor na categoria “Equipamentos”, do concurso Inova Senai. Os alunos Danilo da Silveira, Isaias Lopes e Bruno Torres criaram uma nova lâmpada, composta por 15 leds, para os sinais de tráfego ferroviário em substituição aos dispositivos incandescentes convencionais.

Competição do aprendizado

Pela primeira vez, os alunos do CFP CPTM/Senai participarão da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada simultaneamente ao Inova Senai, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A competição visa avaliar e propiciar a melhoria da qualidade da educação profissional.

Das 45 modalidades, os alunos participarão de três: Celso Luis Bueno Júnior (Eletrônica), Marilia Prado de Oliveira (Eletricidade Predial) e Leandro Leonardi (Torno à CNC). Os jovens serão avaliados em uma autêntica maratona de provas teóricas e práticas.

Segundo o coordenador técnico do CFP James C. Stewart, Wilson Bizerra Sanches, esses eventos servem como agente de motivação tanto para os alunos quanto para os docentes. “Acaba mexendo com toda a escola, além de ser uma oportunidade dos alunos aplicarem tudo o que aprenderam. No nosso caso, os trabalhos estão todos focados para aplicação na ferrovia”.

Conheça os trabalhos inovadores dos alunos do CPTM/Senai:

AIFA – Aparelho Identificador de Falhas da Via Permanente – equipamento capaz de identificar falhas na bitola [distância entre os trilhos], de forma segura, prática e eficaz.

Alunos:

Rodrigo Oliveira Lima

Rodrigo Thiago Pereira da Silva

Samuel Elias Alves Pereira

APA – Antiperda de Aderência – equipamento eletropneumático que tem como objetivo evitar a patinagem e/ou o deslizamento dos trens da série 5500 da CPTM. Consiste na implantação de bicos ejetores de ar dispostos na frente dos carros motores dessa série de trens. O equipamento funcionará, em dias chuvosos, na partida e na parada dos trens, possibilitando a secagem da superfície dos trilhos, aumentando assim, o coeficiente de aderência do contato roda e trilho.

Alunos:

Naiquel Santos de Oliveira

Rafael de Oliveira Ferreira

William Oliveira de Souza

LIDER – Luz Indicadora de Erros Rotineiros – o objetivo do projeto é facilitar a visualização de problemas nas portas das composições ferroviárias, tanto por maquinistas quanto por mantenedores.

Alunos:

Bruno Lima

Celso Bueno

Marília Prado

RAILDEC – Detector de Velocidade de Trens – radar de baixo custo que tem por objetivo verificar a velocidade de deslocamento de trens e locomotivas em pontos estratégicos da malha ferroviária da CPTM. Será instalado na via permanente em ponto fixo e/ou ponto móvel.

Alunos:

Jailene Aparecida Vieira

Joseanne Cristina Ocroch Viana

Robson Eduardo Gomes

SISPPAN – Sistema de Proteção para Pantógrafos – aparelho pneumático que tem como objetivo evitar que ocorram acidentes ocasionados pelo enroscamento do pantógrafo com o sistema de captação de energia [rede aérea] das composições ferroviárias. Ele atuará na alimentação de ar do pantógrafo e detectará a iminente perda de contato com a rede aérea, recolhendo-o e retornando-o à posição de serviço após quinze segundos.

Alunos:

Evandro Lima da Silva;

Marcos Paulo Aragão

Phillipe Gomes Dantas

Serviço:

Inova Senai e Olimpíada do Conhecimento

De 16 a 19 de agosto de 2007, das 10 às 18 horas

Local: Centro de Exposições do Parque Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Parque Anhembi

CEP 02012-021 – São Paulo – SP

Modalidades Oficiais: 45

Alunos competidores: 712

Escolas participantes: 72

Cidades participantes: 50

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(J.H.)