Alunos indígenas da rede estadual receberão livros em guarani

Para valorizar os costumes e tradições indígenas, material utiliza músicas, histórias, desenhos e brincadeiras da cultura guarani

sex, 19/04/2013 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os alunos indígenas de origem guarani terão novo material específico a partir deste ano. A medida, anunciada nesta sexta, 19, pelo secretário de Educação, Herman Voorwald, fará com que livros de alfabetização em guarani cheguem a 804 estudantes das 25 escolas estaduais da etnia existentes na rede.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os livros foram produzidos com a colaboração da comunidade e a supervisão de um linguista especializado. O primeiro volume, “Ayvu Peteῖ”, contém figuras e letras para colorir e apresenta palavras para ampliação do vocabulário. Já o segundo volume, “Ayvu Mokoῖ”, é voltado para o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio de jogos, atividades de compreensão e elaboração de redações.

Ambos utilizam músicas, histórias, desenhos e brincadeiras da cultura guarani, com o objetivo de valorizar os costumes e tradições, além de proporcionar uma aprendizagem mais eficaz durante o processo de alfabetização.

Do Portal do Governo do Estado