Alunos imigrantes passam de 7 mil na rede estadual de ensino

Levantamento inédito mostra que escolas estaduais reúnem estudantes de 90 nacionalidades diferentes

sex, 20/09/2013 - 14h57 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado concluiu um levantamento sobre a presença de alunos estrangeiros na rede pública de ensino. Em 2013, 7,1 mil estudantes nascidos em outros países se matricularam em escolas estaduais.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O levantamento da Secretaria da Educação, feito a pedido do Núcleo de Inclusão Educacional, apontou que são imigrantes de 90 nacionalidades diferentes. Por conta do grande número, o Núcleo providenciou encontros regionais com representantes de 91 diretorias regionais de ensino do Estado.

A partir de encontros, foi possível avaliar o avanço e analisar as diretrizes da implantação de políticas de educação para as relações étnico-raciais, como identificar as demandas no processo de aprendizagem e inclusão dos estrangeiros.

Os dados apontam que bolivianos representam a maioria entre os alunos das escolas estaduais, sendo 58% do total, seguidos por japoneses com 14%. Paraguai, Peru, Portugal, Argentina, Angola, Estados Unidos, Colômbia e China estão também entre os 10 nações líderes em alunos.

Do Portal do Governo do Estado