Atualizada às 12h52
A Secretaria Estadual da Educação encerra nesta quarta-feira, 5, na capital, uma das mais importantes jornadas educacionais já realizadas no Brasil. Após disputa acirrada que motivou 83.360 estudantes de 4ª série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, será escolhido, o grupo de alunos estaduais vencedores da 1ª Jornada de Matemática entre os trinta finalistas. Seis equipes disputam o título de campeã.
“Fazer uma competição, uma coisa bem humorada, mobilizando centenas de escolas é uma boa para estimular a formação em matemática”, disse o governador José Serra, na abertura dessa etapa final da jornada, ressaltando a importância que essa disciplina, juntamente com a de português, tem para o desenvolvimento do aluno em outras disciplinas e mesmo na vida cotidiana.
Por isso, enfatizou Serra, investir em ações para reforçar o aprendizado nessa etapa da vida escolar do aluno é essencial para garantir o aprendizado futuro. “O aluno que não é bem formado no começo não faz bem o segundo ciclo do Ensino Fundamental, não faz bem o Ensino Médio, e vai ter dificuldades com a universidade e com o ensino técnico”, afirmou Serra.
A Jornada de Matemática encerrada hoje foi disputada apenas por estudantes da capital e da Grande São Paulo. Mas Serra adiantou que a competição deve ser feita, numa segunda etapa, entre alunos das escolas estaduais do interior. Depois, os vencedores da capital e Grande São Paulo farão uma espécie de grande final com os vencedores do interior.
Serra lembrou ainda que o governo paulista vem adotando outras medidas para garantir o aprimoramento do Ensino Fundamental, como ter duas professoras em cada sala de aula, o currículo e a reposição de aulas. Segundo ele, essas e outras ações vão aumentar muito o rendimento dos alunos no futuro. “Mas estamos trabalhando também com os alunos que estão em séries mais adiantadas, para fazer esse estímulo. Em eventos como esse, é possível ver como a garotada fica entusiasmada com tudo isso”, afirmou Serra.
1ª Jornada de Matemática
É a primeira vez que São Paulo organiza uma “competição” entre alunos para ensino de matemática. Movimentaram-se 27 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, 501 escolas, 2084 classes de 4ª séries do Ciclo I e 83.360 alunos. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos com mais e menos dificuldades em matemática.
A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.
Em todas as 27 regiões foram realizadas seletivas da Jornada, durante todo o ano. Os cinco alunos da equipe vencedora receberão um computador, um acervo de livros e um passeio cultural. Estes dois últimos serão, também, para o respectivo professor-orientador durante toda a jornada.
A escola da equipe vencedora receberá uma copiadora e material de recreação para uso dos alunos. As seis equipes finalistas e os respectivos professores-orientadores receberão menção honrosa e serão contempladas com acervo de livros e um passeio cultural.
Cintia Cury com Secretaria Estadual da Educação
(I.P.)