Alunos estaduais disputam final da Jornada de Matemática

Serra participou da abertura da última etapa da competição que mobilizou mais de 83 mil alunos de 4ª série do Ensino Fundamental

qua, 05/12/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

Atualizada às 12h52

A Secretaria Estadual da Educação encerra nesta quarta-feira, 5, na capital, uma das mais importantes jornadas educacionais já realizadas no Brasil. Após disputa acirrada que motivou 83.360 estudantes de 4ª série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, será escolhido, o grupo de alunos estaduais vencedores da 1ª Jornada de Matemática entre os trinta finalistas. Seis equipes disputam o título de campeã.

“Fazer uma competição, uma coisa bem humorada, mobilizando centenas de escolas é uma boa para estimular a formação em matemática”, disse o governador José Serra, na abertura dessa etapa final da jornada, ressaltando a importância que essa disciplina, juntamente com a de português, tem para o desenvolvimento do aluno em outras disciplinas e mesmo na vida cotidiana.

Por isso, enfatizou Serra, investir em ações para reforçar o aprendizado nessa etapa da vida escolar do aluno é essencial para garantir o aprendizado futuro. “O aluno que não é bem formado no começo não faz bem o segundo ciclo do Ensino Fundamental, não faz bem o Ensino Médio, e vai ter dificuldades com a universidade e com o ensino técnico”, afirmou Serra.

A Jornada de Matemática encerrada hoje foi disputada apenas por estudantes da capital e da Grande São Paulo. Mas Serra adiantou que a competição deve ser feita, numa segunda etapa, entre alunos das escolas estaduais do interior. Depois, os vencedores da capital e Grande São Paulo farão uma espécie de grande final com os vencedores do interior.

Serra lembrou ainda que o governo paulista vem adotando outras medidas para garantir o aprimoramento do Ensino Fundamental, como ter duas professoras em cada sala de aula, o currículo e a reposição de aulas. Segundo ele, essas e outras ações vão aumentar muito o rendimento dos alunos no futuro. “Mas estamos trabalhando também com os alunos que estão em séries mais adiantadas, para fazer esse estímulo. Em eventos como esse, é possível ver como a garotada fica entusiasmada com tudo isso”, afirmou Serra.

1ª Jornada de Matemática

É a primeira vez que São Paulo organiza uma “competição” entre alunos para ensino de matemática. Movimentaram-se 27 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, 501 escolas, 2084 classes de 4ª séries do Ciclo I e 83.360 alunos. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos com mais e menos dificuldades em matemática.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Em todas as 27 regiões foram realizadas seletivas da Jornada, durante todo o ano. Os cinco alunos da equipe vencedora receberão um computador, um acervo de livros e um passeio cultural. Estes dois últimos serão, também, para o respectivo professor-orientador durante toda a jornada.

 A escola da equipe vencedora receberá uma copiadora e material de recreação para uso dos alunos. As seis equipes finalistas e os respectivos professores-orientadores receberão menção honrosa e serão contempladas com acervo de livros e um passeio cultural.

Cintia Cury com Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)