Alunos e docentes da rede de SP participam de concurso de fotografia durante pandemia

Iniciativa foi promovida pela Diretoria de Ensino de Americana e região e trouxe registros da rotina em quarentena

ter, 27/10/2020 - 12h32 | Do Portal do Governo

O período de distanciamento social fez com que a maioria das pessoas passasse mais tempo em casa e as atividades que antes aconteciam do lado de fora, tomaram os ambientes internos.

Com essa nova rotina, diversos olhares para os espaços também têm sido descobertos e registrados através das lentes dos alunos e professores da rede estadual de Americana e outras cidades próximas em um concurso promovido pela Diretoria de Ensino (DE).

A iniciativa, que recebeu mais de 800 fotos entre categorias como “O que enxergo da minha janela”, “Meu melhor amigo”, “Cotidiano” e “Selfie”, envolveu mais de 60 escolas e ainda melhorou o engajamento dos alunos nas outras atividades online.

“A escola é um ambiente tão vivo, cheio de energia, por isso, nesse momento tão delicado de distanciamento, pensei em uma ação para que pudéssemos trabalhar esse sentimento e desenvolver um olhar sobre esse período”, conta o professor coordenador de Artes da Diretoria de Ensino, Ivan Lúcio Ferreira.

Seleção

A primeira seleção aconteceu nas próprias escolas e a segunda fase foi uma votação na DE. Ao todo, 48 participantes, entre alunos e professores, serão premiados com um certificado, medalha e um livro.

A aluna Yasmin Maíra Rotta de Oliveira, do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, de Americana, foi a vencedora da categoria “Selfie” e conta que o projeto incentivou sua criatividade.

“Usei algumas coisas que já tinha em casa e a inspiração veio naturalmente. O momento é complicado para todo mundo, então, poder participar de uma atividade assim faz bem para nós”, conta.

Exposição virtual

A ação deu tão certo que, além das fotografias dos vencedores do concurso, uma exposição virtual também será produzida com outros registros enviados pelas escolas. “Recebemos fotos incríveis e como a atividade foi tão bacana, vamos dividir todos esses olhares com mais gente”, comenta Ivan.