Alunos dos CELs ganham bolsa para estudar no exterior

Alunos da rede farão curso na Alemanha e outros três já estão na cidade de Osaka, no Japão

seg, 11/07/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Alunos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual de ensino ganharam bolsas para estudar na Alemanha e no Japão. Neste mês, André do Vale Oliveira, 18 anos, que se formou no ano passado no curso de alemão do CEL da Escola Estadual Estevam Ferri, em São José dos Campos, embarca rumo a Berlim. Em dezembro, é a vez de Camila Sanches Sola, 15 anos, estudante do CEL vinculado à Escola Estadual Antônio Padilha, localizada em Sorocaba, viajar ao país europeu.

Os estudantes se classificaram no exame de proficiência internacional, denominado FIT, promovido pelo Instituto Goethe, em São Paulo, no final de 2010, e ganharam, por meio de um sorteio, duas bolsas de estudos na Alemanha. Os dois farão cursos intensivos de alemão, além de passeios pelo país, durante um período de vinte dias.

André, além de ter se formado no curso de três anos de alemão do CEL, também concluiu o curso de espanhol na unidade. O estudante afirma que não teria recursos para estudar as línguas se tivesse que pagar pelos cursos. “Estou entusiasmado. É a primeira vez que eu vou entrar em um avião, é muito especial ainda mais sendo para estudar na Alemanha”, comemora. Ele já pensa nos benefícios futuros que essa oportunidade, somada ao curso que já fez, trará. “Poucos falam alemão e saber o básico já é um diferencial”, declara.
Camila, que está no 1° ano do Ensino Médio, e estuda alemão há dois anos e meio, também está eufórica com a possibilidade de fazer sua primeira viagem internacional. “Eu fiquei muito feliz. Eu gosto demais de alemão e quero conhecer a cultura do país”, conta.

Outros três estudantes ganharam o prêmio de viagem cultural ao Japão fornecido pela Fundação Japão, órgão cultural do governo japonês, neste ano. Os alunos foram classificados nos CELs de língua japonesa, de acordo com critérios conjuntos da Secretaria de Estado da Educação e da entidade. Foram premiados Henrique Alexandre Castro, da Escola Estadual Fadlo Haidar, localizada na capital; Nicolas Laur Oliveira Câmara César, da Escola Estadual Prof. Dr. Laerte Ramos de Carvalho, também situada na capital; e Dafne Yulli Pereira, da Escola Estadual Monsenhor Bicudo, de Marília.

Os três estão na cidade de Osaka, no Centro Internacional de Kansai, onde têm a oportunidade de frequentar cursos de japonês. Além disso, também participam de viagens pela região com o intuito de aprofundar a compreensão da língua, cultura e sociedade japonesa. Eles partiram dia 26 de junho e vão passar, ao todo, vinte dias no local.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Atualmente, a Secretaria mantém 106 CELs em todo o Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 18 na Região Metropolitana e 68 em cidades do litoral e interior. No total, são atendidos, gratuitamente, cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 120 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com duração total de 480 horas.

Da Secretaria da Educação