Alunos do Via Rápida têm novas perspectivas profissionais

Com cursos em diversas modalidades, Via Rápida é esperança para quem busca oportunidade no mercado de trabalho

sex, 22/02/2013 - 18h34 | Do Portal do Governo

Oferecer qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que disponibiliza cursos gratuitos em diversos segmentos para adultos e jovens a partir de 16 anos.

 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

 

São mais de 130 modalidades de cursos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias. As aulas, gratuitas, são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego, nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

As aulas são divididas entre conteúdos gerais (150 horas) e conteúdos específicos, (carga horária depende da Ocupação – no mínimo 60 horas). O curso completo é oferecido a trabalhadores que não têm o ensino médio. Já os trabalhadores que têm o ensino médio completo cursam apenas a parte de conteúdos específicos. Todos os alunos que tiverem no mínimo 75% de frequência recebem certifico de formação básica na ocupação.

Cilene Wolp fez o curso de corte e costura na carreta de vestuário em Itaquaquecetuba e acredita que terá novas oportunidades de emprego. “Estou só esperando meu bebê crescer um pouquinho para procurar uma vaga no mercado de trabalho. Já sabia costurar, mas aprendi a fazer cortes e peças mais difíceis, como camiseta”, conta.

“Temos pesquisas que indicam que 56% dos alunos, após 3 meses depois de terminar o curso, conseguem uma vaga no mercado de trabalho”, afirma o coordenador do Via Rápida, Juan Sanchez.

Assim como Cilene, muitos alunos passam por aulas com professores capacitados para as diferentes modalidades de cursos. Quem leciona conteúdos gerais tem graduação e passou por uma formação de 24 horas na Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Já professores de conteúdos específicos tem que ter o ensino médio completo e experiência em formação profissional.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site do Via Rápida, onde também está disponível a lista completa dos cursos. 

Do Portal do Governo do Estado