Alunos do projeto social da Capital apresentam espetáculo de dança

Aulas são ministradas pela Cia. Ballet Stagium, com apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

ter, 15/06/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

Cerca de 25 alunos pré-juvenis do Projeto Social Joaninha, realizado pela Companhia Ballet Stagium em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), apresentaram o espetáculo “Batucada”. A apresentação aconteceu na segunda-feira, 14, no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI).

A fundadora da companhia, Marika Gidali, classificou a atuação do grupo como boa e informou que as apresentações em público fazem parte do aprendizado e das atividades desenvolvidas no PEFI. A professora de balé, Áurea Ferreira, afirmou que os ensaios da coreografia começaram em fevereiro.

Os alunos do projeto Joaninha têm aulas duas vezes por semana. Alguns iniciaram seu aprendizado há oito anos; outros estão apenas há oito meses, como são os casos de Alexandre Biscaia Coutinho Souza e João Pedro da Silva Azevedo, ambos de 16 anos.

Os garotos descobriram o talento para a dança participando de um projeto social no Parque Pinheiros. “Sempre me interessei pela dança e comecei a pesquisar escolas”, afirma Alexandre. O garoto foi orientado a procurar o Ballet Stagium para iniciar seus estudos e garante: “quero seguir carreira”. Sobre esta decisão, João Pedro completa: “se a pessoa gosta, tem mesmo é que fazer. A dança é minha vida e a carreira que quero seguir”.

Nathália Calixto Barbosa, 16 anos, conta que está há oito anos no Ballet Stagium, sendo uma das mais antigas do grupo que apresentou “Batucada”. Para ela, a dança ajudou a desenvolver seu aprendizado, educação e respeito. E mesmo em meio aos desafios que a carreira apresenta, garante que o resultado compensa.

Thaís Ponciano, 16, e Candy Valéria, 14, também garantem que gostam muito de dançar e querem fazer disso a profissão. Perguntadas sobre uma bailarina ídolo, citaram a russa Anna Pavlova. Já para Danielle Medeiros, 15, a bailarina Ana Botafogo é a melhor.

Letícia Pina, 12, comemora seus sete anos de balé e garante que em breve estará dando aulas. “Vou ser voluntária em um projeto social perto da minha casa, em São Bernardo do Campo. Quero ensinar tudo o que tenho aprendido aqui”.

Projeto Joaninha

Criado em 2000 e dirigido por Marika Gidali e Décio Otero, o Projeto Joaninha / Ballet Stagium oferece aulas de dança para crianças a partir dos sete anos. Para ingressar no grupo, mensalmente são realizadas audições no Centro de Esporte, Cultura e Lazer. As aulas são gratuitas.

Desde 2005, a formação inicial é realizada em parceria com a Seads, oferecendo 300 vagas. Aquele que se destaca, recebe bolsa e pode dar continuidade à formação fazendo aulas na Companhia, como acontece com os alunos do pré-juvenil. “A seleção é natural”, afirma Marika.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social