Alunos do interior de São Paulo lançam livro sobre justiça e cidadania

Ação poderá ser estendida a outras diretorias de ensino

ter, 27/11/2012 - 12h46 | Do Portal do Governo

Qual o valor dos direitos e deveres na vida da sociedade? Durante o ano letivo de 2012, cerca de 3,6 mil alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede estadual de São Carlos debateram o assunto em sala de aula, com o objetivo de fomentar a discussão.

O resultado dos encontros gerou o livro “A Escola e a Justiça: trilhando parcerias”, lançado na última sexta-feira, 23, em solenidade no Fórum da cidade. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Herman Voorwald, e também de juízes, promotores e advogados.

ASSISTA AO VÍDEO
Conheça a história da professora estadual Beatriz   

Durante o ano letivo, as escolas estaduais dos municípios de São Carlos, Itirapina e Ibaté receberam visitas semanais de juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares que tiraram as dúvidas de crianças entre 9 e 11 anos sobre leis e justiça. Das conversas sobre o tema surgiram textos e desenhos relacionados à cidadania, direito e deveres, material principal do livro lançado pelos estudantes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

 

“Trabalhamos com alunos e professores por meio da ‘Cartilha da Justiça’. É ssim que estamos criando bons cidadãos, com o amadurecimento dos educadores e estudantes”, comenta a dirigente de Ensino de São Carlos, Débora Blanco.

Para o secretário Herman Voorwald, este projeto deve ser ampliado para toda a rede de ensino estadual. Para isso, ele convidou um dos idealizadores da ação, o Juiz de Direito de São Carlos, André Luiz Macedo, para participar da próxima reunião com dirigentes de ensino e explicar todos os vieses da ação.

“Este trabalho tem o envolvimento de toda a sociedade e viabiliza às crianças o entendimento da sua responsabilidade na construção de um país digno. Como secretario, farei o possível para que o projeto seja expandido para toda a rede de ensino estadual”, concluiu.

Do Portal do Governo do Estado com Portal da Secretaria da Educação