Alunos do Estado usam ferramentas da internet para aprender

Idéia é estimular pesquisas e produção de materiais de comunicação

sex, 09/03/2007 - 15h49 | Do Portal do Governo

Tudo começou no segundo semestre do ano passado, quando a Escola Estadual Prof. Carlos Nobre Rosa , em Jaboticabal, no interior do Estado, deu início ao projeto “Odisséia Digital: O Projeto!”. A meta era propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir cultura tecnológica, entender a natureza, o comportamento, o poder da tecnologia e as conseqüências produzidas por ela, e a partir daí, poder agir socialmente.

Com base nas orientações recebidas da oficina pedagógica e dos cursos da Teia do Saber , a professora Elizabeth Pillegi e a equipe de gestão da escola elaboraram, junto com os alunos da segunda série do ensino fundamental, um Blog intitulado “ Galerinha do Nobre Rosa” , transformado depois em Jornal Virtual de Novidades. Nele são publicadas entrevistas, fotos, depoimentos de alunos, e as novidades da escola.

Já familiarizados com a internet e suas ferramentas, os alunos deram início à segunda parte do projeto. A proposta era promover uma espécie de intercâmbio virtual para estimular a leitura, a escrita, permitir a compreensão do funcionamento da língua por meio do universo tecnológico, e assim, possibilitar ao aluno a apropriação de seu uso social, provocando o intercâmbio intelecto-cultural entre os alunos da escola e estudantes de outros países. O grande trunfo seria o estímulo para pesquisas e produções de materiais de comunicação que proporcionassem, aos estudantes, a chance de comparar diferentes realidades.

Amigos por todo o mundo

Inicialmente a escola foi cadastrada nos sites e-pal (www.epals.com) e think ( www.think.com ). Depois, durante as aulas, na SAI (Sala Ambiente de Informática), orientados pela professora (responsável também pela tradução), os alunos começaram a enviar e receber mensagens de alunos de vários países, como Portugal, Estados Unidos, Suécia, Rússia, Índia, Itália, Canadá, Polônia e outros países, despertando o interesse das crianças por geografia, cultura, costumes e as línguas faladas nestas localidades. Além de e-mails, os alunos brasileiros e estrangeiros trocaram fotos, objetos, cartões e presentes.

Sabendo mais sobre…

O e-pal é um banco de dados para escolas do mundo inteiro que querem desenvolver projetos conjuntos pela Internet. Este site tem uma versão na língua portuguesa e também oferece a oportunidade de criação de contas de e-mail seguro pelos alunos. As escolas interessadas devem se cadastrar no site , procurar uma escola compatível, definir o país de interesse e a idades dos alunos. O Think.com aproveita dois componentes poderosos da Internet, sites & e-mail, e os torna simples de usar. O uso dos dois sites é gratuito.

Próxima etapa

A idéia entra agora na terceira fase com o “Projeto Portfólio – Meu País, Minha Cidade, Minha Vida!” , onde alunos de diversos países reunirão material com todos os dados (geográficos, políticos e econômicos) dos lugares em que moram, bem como informações interessantes e relevantes sobre a comunidade, a escola e a vida deles.

Depois de prontos, as escolas trocarão seus portfólios . Vários países já aderiram ao projeto. Um deles é Bahrain, pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com frnteiras marítimas com o Irã, Qatar e Arábia Saudita. O reconhecimento pela iniciativa já começa a aparecer. Recentemente os alunos receberam um e-mail enviado por Mike Thornton , integrante do Consulado Britânico, em São Paulo, parabenizando-os pela iniciativa, incentivando-os e dando sugestões.

Da Secretaria da Educação