Alunos do Estado terão vagas para pesquisa na USP

Universidade irá integrar estudantes à rotina acadêmica

dom, 02/03/2008 - 18h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) fecharam parceria para oferecer bolsas de estudos de pesquisa científica para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Eles farão parte do projeto “Pré-Iniciação Científica” e irão realizar pesquisas nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.

O objetivo é que os estudantes aprendam procedimentos e metodologias adotadas em pesquisas científicas. São 360 vagas para alunos e 60 para professores que atuarão como supervisores. Os pesquisadores têm um ano para concluir seus trabalhos, com bolsas de R$ 150 por mês (o programa tem apoio financeiro do Banco Santander).

A seleção levará em conta o projeto de pesquisa apresentado pelo professor e pelo estudante. As pesquisas devem ser realizadas em horários alternativos às aulas do Ensino Médio. A carga horária é de oito horas semanais.”É uma oportunidade ímpar de conhecer pesquisas científicas e uma das melhores universidades do mundo. Um início de vida profissional extremamente importante”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os professores cadastrados e selecionados participarão de formação para supervisionar os alunos de seu grupo. Precisam ser titulares de cargo efetivo e permanecer na mesma escola durante o período de realização do programa. 

Os alunos podem se inscrever até 3 de março, pela internet, no endereço: http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm. A inscrição para professores terminou dia 25. As atividades começam em 17 de março.

Da Secretaria da Educação

(S.M.)