Alunos do Estado terão desconto de 76% na inscrição da Unesp

Secretaria de Estado da Educação e Vunesp fecham parceria que beneficiará vestibulandos do Ensino Médio

qui, 14/08/2008 - 13h14 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) acabam de fechar parceria que beneficiará cerca de 385 mil estudantes de Ensino Médio da rede estadual de escolas. A partir deste ano todos os alunos de 3º ano do Ensino Médio estadual terão desconto de 76% na inscrição para o vestibular da Unesp.

Com taxa definida em R$ 105, o vestibular da Unesp passará a custar R$ 25 para os alunos do último ano do Ensino Médio do Estado. Além de alunos do ensino regular, quem cursa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderá ter o desconto. 

As inscrições para o vestibular da Unesp acontecerão de 22 de setembro a 10 de outubro.O objetivo da parceria é ampliar a participação de alunos oriundos da rede estadual no processo seletivo da Unesp, ampliando o Programa para a Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade.

Além do desconto na inscrição, a parceria garantirá que os 12 alunosda rede estadual mais bem colocados no vestibular receberão bolsas no valor de um salário mínimo mensal, por todo o curso.”É uma parceria que beneficiará diretamente os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. É um grande desconto. Além disso, os melhores terão bolsas”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Até hoje Vunesp e Secretaria mantinham parceria para desconto na inscrição, mas destinada a apenas os dois melhores de cada classe nas escolas estaduais. Agora o programa fica disponível para todos do 3º ano.

Parceria com a USP

A Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas até o dia 22 para estudantes de escolas estaduais que desejam participar do Programa Avaliação Seriada (Pasusp). Os alunos podem se inscrever diretamente em suas escolas.

A avaliação dos alunos será aplicada em 19 de outubro pela Fuvest, em escolas estaduais de cinco regiões da capital e 44 cidades do Estado. O resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fase do vestibular da Fuvest.

Direcionada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio que tenham cursado o 1º e o 2º ano em escolas estaduais, a prova será baseada nas propostas curriculares da Secretaria. Terá 50 questões objetivas de múltipla escolha.

As notas no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular Fuvest 2009 e no vestibular do Fuvest 2010. Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da 1ª e 2ª fases do vestibular por meio de outras alternativas, determinadas pela USP.

Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que realizou integralmente o Ensino Médio em escolas publicas públicas tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. Há ainda o Bônus Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota obtida, ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem. 

Da Secretaria da Educação