Alunos do Estado terão aulas sobre prevenção à gravidez

Secretaria irá expandir projeto-piloto, levando conhecimento a cerca de 600 mil estudantes

qui, 10/07/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Educação como forma de reduzir gravidez na adolescência. É isso que propõe projeto pioneiro da Secretaria de Estado da Educação implantado no Vale do Ribeira em 2004, hoje com resultados impressionantes: queda de 90% de adolescentes grávidas.

Agora, com o sucesso da empreitada, a Secretaria decidiu levá-lo para cerca de 600 mil alunos, em 3.600 escolas, em aulas de biologia do 1º ano do Ensino Médio.

Chamado de Vale Sonhar, o projeto da Secretaria de Estado da Educação começou a ser implantado há 4 anos em 14 cidades do Vale do Ribeira, a região paulista com menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Parceria com o Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana, a iniciativa inclui oficinas com adolescentes de 8ª série (13 e 14 anos) e orientações constantes sobre como evitar a gravidez. Nas cidades do projeto o número de meninas grávidas caiu de 360, em 2004, para 72 em 2005 e 30 em 2006.

“Divulgamos o projeto em todos os eventos de Jacupiranga (uma das 14 cidades), por exemplo. Estivemos na festa de aniversário da cidade, em desfiles de alunos, entre outros. Tínhamos estandes e materiais impressos alertando para o perigo da gravidez precoce”, afirma Narcisa Mendes Silveira, responsável da Secretaria pela equipe local.

Com os resultados promissores, a Secretaria decidiu expandir o projeto para toda a rede estadual. Irá implantar os cuidados dentro da disciplina de biologia para alunos do 1º ano do Ensino Médio no segundo semestre.

Cerca de 3.600 escolas, com 600 mil alunos, receberão o projeto.Serão distribuídos gratuitamente materiais específicos. Ainda haverá capacitação de cerca de 10 mil educadores do Estado, com supervisão técnica e acompanhamento das oficinas. Ao todo, serão 7 mil kits que irão compor três oficinas a serem trabalhadas com os estudantes: “Despertar para o sonho”, “Nem toda relação sexual engravida” e “Engravidar é uma escolha”.

“Vamos mostrar aos estudantes da rede que a gravidez é uma escolha, cujas implicações os acompanharão pelo resto da vida. Nesse caso, informação é imprescindível”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana. Pela parceria, o Instituto Kaplan fornecerá gratuitamente todo o material utilizado, além da capacitação. A viabilização desta iniciativa também conta com apoio dos Laboratórios Pfizer, da Fundação Social Itaú e da Fundação Schering, que aderiram ao Vale Sonhar.

“Outras empresas que invistam em responsabilidade social também podem nos contatar”, conclui Maria Helena.

Secretaria da Educação