Alunos do Estado são destaque na Olimpíada Brasileira de Física

Dez estudantes receberam prêmios pela classificação na segunda fase da Olimpíada

ter, 17/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Dez alunos da rede pública de São Paulo participaram no sábado, 14, da cerimônia de premiação da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), em São Carlos, no interior paulista. A competição envolveu escolas públicas e particulares. Entre as estaduais, as que mais se destacaram foram a Adelino Bordignon EMPSG, de Matão, e a Doutor Américo Brasiliense, de Santo André, com seis e quatro medalhas, respectivamente. 

A premiação, promovida pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), reconhece o esforço dos alunos da rede pública e incentiva a participação para as próximas edições. 

A primeira fase da Olimpíada neste ano, com questões do tipo múltipla escolha, foi realizada em agosto e teve a adesão de 148.043 estudantes de todo o Brasil. Mais de 40 mil alunos passaram para a segunda fase, entre eles, 7.555 do Estado de São Paulo. 

A diretora da Escola Estadual Adelino Bordignon EMPSG, de Matão, Katia Gouveia Schiavetto, conta que a escola já possui tradição em olimpíadas escolares. “Este é o terceiro ano que tivemos bons resultados na Olimpíada Brasileira de Física. Além disso, também conquistamos medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obemep) por cinco anos consecutivos, o que só nos motiva a continuar incentivando nossos alunos”, diz. 

O aluno Jeferson Máximo Teixeira, do terceiro ano da Escola Estadual Doutor Américo Brasiliense, ganhou a medalha de ouro na competição entre os estudantes da rede pública e foi um dos que chegou mais perto da terceira e última fase.  “Ele ficou a apenas um ponto da nota de corte para a terceira fase, e isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma o professor Jeferson Felix da Silva, que também será homenageado na ocasião. 

O bom desempenho na Olimpíada surpreendeu o professor, já que a escola de Santo André participava da competição pela primeira vez. E esta, com certeza, não será a última. “Esse também foi meu primeiro ano lecionando na escola e fiquei bem animado. Temos alunos interessados e uma boa estrutura para que possamos nos sair cada vez melhor”, afirma. 

A Olimpíada 

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do Ensino Médio (antigo segundo grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do Ensino Fundamental. Em 2009, a OBF foi realizada pela 11ª vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela terceira vez para os estudantes da oitava série do Ensino Fundamental. 

As provas abrangeram todo o conteúdo aplicado na disciplina para cada um dos anos letivos. A terceira fase, que teve 1.389 participantes, também aconteceu no sábado. 

Da Secretaria da Educação