Alunos do Ensino Fundamental conhecem USP

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de julho

sáb, 04/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino poderão vivenciar, conhecer as atividades e instalações da Universidade de São Paulo (USP). A instituição lançou o programa Eu na USP Júnior que vai introduzir o jovem no mundo universitário.

O programa é gratuito e foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Ele será composto por módulos dedicados ao ensino fundamental. Os interessados podem se inscrever no site do programa (http://www.usp.br/prc/eunauspjr), até domingo, 5.

O resultado da seleção será divulgado no dia 10. Os grupos gestores dos módulos, compostos pelos coordenadores das atividades e por seus vice-coordenadores, farão a seleção dos alunos tendo como critérios atender, em cada módulo, todas as séries e o máximo de escolas possíveis. Esses critérios serão atendidos por meio de sorteio. A efetivação da matrícula do aluno selecionado deverá ser feita nos dias 13 e 14 de julho.

As atividades serão realizadas no período de 27 a 31 de julho, nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos. Serão oferecidas 390 vagas, sendo 150 para os módulos em São Paulo , 75 para Ribeirão Preto, 30 para Bauru, 30 para Piracicaba, 60 para Pirassununga e 45 para São Carlos.

Cada aluno selecionado participará de todas as atividades do módulo no qual se inscreveu. As turmas terão no máximo 15 alunos e serão acompanhadas sempre por monitores, estudantes da Universidade.

Segundo a reitora da USP, Suely Vilela, o objetivo do programa é “colocar a USP no imaginário dos alunos, despertando a curiosidade pelo conhecimento nas diversas áreas e irradiando-o para os seus colegas, e propiciar a eles os elementos básicos para a escolha da futura profissão”. Ela afirma que a próxima etapa do programa deverá contemplar também alunos do ensino médio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3091-3252.