Alunos do curso de Administração da Esalq se destacam no mercado de trabalho

Atividades da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP ocorrem em Piracicaba, no interior do Estado de SP

qui, 16/08/2018 - 16h03 | Do Portal do Governo

Oferecido a partir de 2013 e com a primeira turma formada em 2016, o curso de Administração é o mais novo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba.

Em pouco tempo, no entanto, já é possível destacar histórias de sucesso de estudantes da instituição em relação ao curso diurno, com duração de quatro anos e que proporciona conteúdos optativos com viés do agronegócio, economia e gestão ambiental.

Aluna do 2º ano do curso de Administração, Adeline Miranda de Sá Teixeira não vivenciava o universo do agronegócio, após morar por uma década em São Paulo, vinda de Teresina, no Piauí. “Quando ingressei na Esalq, conheci muitas pessoas diferentes. O próprio campus me chamou atenção. Não tinha muito contato com a área em São Paulo. Então, tudo era novo”, revela.

Ainda buscando identificação com o curso, já no 1º ano, a ela participou de processo seletivo para um grupo de extensão. Atualmente, a estudante atua com dois graduandos para formalizar um centro de empreendedorismo.

“Entrei pelo Exame Nacional do Ensino Médio na USP. Eu não havia prestado Administração pela Fuvest. Queria motivos para ficar, me envolver e me apaixonei pelo curso, pelo grupo de extensão Enactus. Assumi a presidência da iniciativa e descobri um espírito de esperança que eu não tinha, me transformando em uma pessoa diferente, positivamente”, acrescenta Adeline Miranda de Sá Teixeira.

“A grade é plena. Temos na Esalq tudo que a USP oferece nos cursos de Administração em São Paulo e Ribeirão Preto. Aqui tem o diferencial: além de os alunos estarem em uma cidade de qualidade de vida interessante, como Piracicaba, possibilitamos uma proximidade maior com formandos e professores”, explica a coordenadora do curso, professora Catarina Barbosa Careta.

Ensino

Outro relato interessante é o do egresso Yuri Machado de Souza, mestrando em Economia Aplicada na Esalq. “O que me levou a escolher o mestrado foi a percepção, durante a graduação, de que eu gostava bastante da parte de ensino, auxiliando professores como monitor”, ressalta. Ele já participou como monitor na graduação em 13 disciplinas, sendo três delas com bolsa do Programa de Estímulo ao Ensino na Graduação.

Para o estudante, o apoio da universidade e dos docentes foi decisivo para qual área seguir após a formatura. “A razão de eu ter mudado de área, na pós-graduação, foi o fato de o curso de Administração da Esalq ter uma gama de disciplinas que também dialogam com a economia. Percebi o valor da graduação que fiz e como ela é um diferencial em termos de preparo para a escolha do que fazer”, avalia.

De acordo com a professora Catarina Barbosa Careta, os alunos de Administração da Esalq são instigados, desde o primeiro ano, a desenvolverem e melhorar as habilidades de apresentar ideias, se expor e saber lidar com o público. No primeiro semestre, já existe uma série de palestras e relatos de profissionais no contato com os jovens, o que permite uma proximidade com o mercado.

Além disso, o percurso acadêmico foi projetado para que o aluno, após ter passado por todas as disciplinas obrigatórias no terceiro ano, tenha no último ano, como atividade obrigatória, apenas o trabalho de conclusão de curso.

Prestígio

Estudante do 4º ano do curso de Administração, Gabriel Ramos Gomes faz estágio na Raízen, empresa brasileira de produção de açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis. Ele diz que a escolha de estudar na Esalq ocorreu por se tratar de uma instituição de ponta, entre as melhores do país, e o prestígio que o nome traz.

“Estudar Administração em um campus voltado à agricultura me pareceu algo muito diferente e mais enriquecedor do que as outras universidades poderiam oferecer”, conta. Gabriel Ramos Gomes participou de um projeto no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para uma empresa do agronegócio, com orientação do professor Lucilio Alves.

Vale destacar que a Esalq mantém convênio com cerca de 80 universidades estrangeiras, como Ohio State University, National Taiwan University, Università Degli Studi Di Milano e University of Nebraska, entre outras.

Fernanda Freitas Pavani, que foi representante, entre os alunos, da Coordenação do Curso de Administração, passou um semestre na França, em uma das melhores escolas de negócios da nação europeia. “Acredito que essa foi a experiência de que precisava para ir além dos conhecimentos acadêmicos. Tive contato com pessoas do mundo todo e aprendi muito com as diferenças, aumentando minha capacidade de adaptação a situações que iam muito além da minha zona de conforto”, destaca.

A aluna sempre pretendeu cursar Administração e, como cresceu em uma cidade do interior, com contato com o meio rural, criou afinidade em relação à área, o que a fez optar pela Esalq. “Pude desenvolver pesquisas no segmento do agronegócio, como eu esperava, mas tive uma formação muito forte e sólida, que me preparou pra todo o tipo de mercado”, afirma.

Dedicação

Depois de retornar ao Brasil, Fernanda Freitas Pavani se prepara para uma nova fase. “Comecei a busca por um estágio. Vejo o quanto cada momento de dedicação, de fato, é recompensado. Fui aprovada no primeiro processo seletivo de estágio em que participei, entre mais de três mil inscritos, para a vaga de gestão econômica na Cielo”, comemora.

É importante frisar que o administrador formado pela Esalq pode atuar em indústrias e empresas de pequeno, médio e grande porte, hospitais, hotéis, entidades esportivas, bancos, serviços e organizações do agronegócio, associações, órgãos públicos e consultoria na área de gestão e negócios.

Segundo um levantamento da coordenação do curso, os egressos ocupam cargos importantes em empresas grandes, como 3M, PWC, Natura, FGV, Raízen, Roche, Johnson e Johnson, Kimberly-Clark, Mondelez Internacional, Itaú, Moip, Siemens, P&G, Suzano, Bosch, ArcelorMittal e Saint-Gobain.