Alunos do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública visitam UBS em SP

Atividades ocorrem na Faculdade de Medicina da USP, com participação de estudantes de pós-graduação brasileiros e de Harvard

qua, 15/01/2020 - 13h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

Na última sexta-feira (10), o Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública promoveu aos alunos uma visita técnica às Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis. Os estudantes conheceram a infraestrutura, assistiram a uma apresentação com dados gerais sobre a unidade e conversaram com profissionais que atuam no local, como médicos, enfermeiros, dentistas, técnico-administrativos, agentes comunitários de saúde e psicólogos.

Na edição de 2020, o curso é sediado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com a participação de 15 alunos de Harvard e 15 alunos brasileiros de pós-graduação em saúde.

“Acho incrível que no Brasil exista um sistema de saúde com foco nas pessoas e em suas vidas. Nos Estados Unidos, a saúde ainda não é um direito humano: ou se tem dinheiro para pagar o tratamento ou fica sem assistência”, destacou Smit Chitre, aluno da Universidade de Harvard. “Os programas de saúde e educação no Brasil demostram serem bons e as pessoas são solidárias. Tenho esperança pela melhoria do País”, completou o estudante.

“A ideia é proporcionar aos alunos a experiência em campo da prática da saúde da família, da assistência integrada e da atenção primária, dentro do Sistema Único de Saúde”, explicou a professora Marcia Castro, coordenadora do Curso Colaborativo Harvard-Brasil de Saúde Pública e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard.