Alunos de todo o Brasil podem participar de desafio na Unicamp

Os interessados devem se organizar em equipes com até seis componentes

qua, 28/05/2008 - 8h15 | Do Portal do Governo

Alunos de todo o País têm até o dia 8 de junho para se inscrever no Grande Desafio 2008, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Na segunda edição do evento, a proposta é projetar, construir e operar um protótipo que melhore a seleção e a colheita de laranjas. Em 2007, o objetivo da primeira edição foi construir um equipamento para apagar incêndios em florestas. A participação é aberta aos estudantes da rede pública e particular. A Secretaria de Estado da Educação incentiva a participação no projeto.

Os interessados devem se organizar em equipes com até seis componentes. O prazo para desenvolvimento dos projetos é até 15 de junho. Na ocasião, os equipamentos serão analisados e as equipes entrevistadas por um corpo de avaliadores, que premiará os grupos que se destacarem pela criatividade, espírito de equipe e metodologia de desenvolvimento do projeto. As equipes podem escolher um professor, pai ou mesmo colega mais velho para orientar o trabalho.

Os professores da rede pública de ensino que orientarem pelo menos três equipes podem pleitear bolsas de estudo, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os interessados deverão participar do próximo dia de testes, 31 de maio, a partir das 9 horas, no Museu Exploratório de Ciências.

As inscrições para o Grande Desafio devem ser feitas pelo site www.mc.unicamp.br/desafio/grande-desafio/inscricao. O professor interessado em orientar trabalhos e pleitear as bolsas deve enviar e-mail para fabitoledo@reitoria.unicamp.br, com nome completo, telefone, e-mail, endereço, nome completo da escola que leciona e um texto (formato livre, máximo de duas páginas) explicando o porquê de seu interesse na orientação às equipes e como o desafio pode contribuir na formação de seus alunos. Posteriormente, a equipe do museu entrará em contato com os orientadores selecionados.

Da Secretaria da Educação