Alunos de Psicologia da Unesp dão orientação vocacional por MSN

Formandos também fazem atendimento presencial, sob supervisão de professor

qui, 13/05/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Assis da Unesp, oferece orientação vocacional gratuita pelo MSN. O serviço é um projeto de extensão universitária coordenado pelo professor Paulo Motta e realizado por alunos do último ano do curso de Psicologia. O programa de atendimento a distância existe desde 1999, inicialmente por meio de salas de bate-papo e, mais tarde, pelo ICQ. Desde 2005, utiliza o MSN.

Este ano, o atendimento por MSN, que começou 3 de maio, será realizado até o dia 22 de outubro, às terças e quartas-feiras, das 14 à 0h (nas férias de julho, não haverá atendimento). O endereço do MSN é orientacaounesp@hotmail.com.

Além da orientação vocacional, o vestibulando recebe dicas de alimentação, relaxamento para o dia da prova e melhores métodos e horários de estudo. Há ainda outros perfis de usuário, como pais que buscam orientação para os filhos, alunos que cursam faculdade mas estão arrependidos e formandos que estão em dúvida sobre o curso seguinte.

O atendimento presencial, para quem se inscreveu até o dia 30 de abril, é feito em grupos. O serviço de orientação vocacional não utiliza mais os testes, que estão em desuso. Os encontros são realizados no CPPA (Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada) do câmpus de Assis, em diversos horários.

As conversas têm apoio de técnicas e dinâmicas de grupo, música e filmes. O jovem passa a conhecer um pouco do mundo universitário que encontrará, com um melhor entendimento das várias opções de cursos disponíveis.

Da Unesp