Alunos de Etecs embarcam domingo para intercâmbio nos EUA

Programa do Centro Paula Souza dá bolsa integral a melhores estudantes

sex, 02/09/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, 4, 75 alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) embarcam para os Estados Unidos para participar do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza que, ao todo, vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês – serão contemplados 500 alunos e 100 professores de inglês das Etecs e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. 

Com duração de um mês, os cursos intensivos acontecem em Chicago, Portland e Seattle. O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os professores, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA, seguro saúde e ajuda de custo de 400 dólares – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, é responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes. 

Os 100 professores já concluíram o curso em San Diego, na Universidade da Califórnia. A viagem dos primeiros 250 alunos ocorreu em março e abril. Os demais estudantes embarcam em outubro e novembro. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.

Neste fim de semana, viajam estudantes de Americana, Amparo, Araraquara, Barra Bonita, Barretos, Batatais, Caçapava, Cafelândia, Cajamar, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capão Bonito, Casa Branca, Cotia, Cruzeiro, Espírito Santo do Pinhal, Francisco Morato, Guaratinguetá, Guarujá, Ibitinga, Ipaussu, Itapira, Itararé, Itatiba, Itu, Jundiaí, Lins, Miguelópolis, Mongaguá, Nova Odessa, Ourinhos, Palmital, Piracicaba, Pirassununga, Poá, Porto Perreira, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São Paulo, São Pedro, Serrana, Sorocaba, Taquaritinga, Taquarituba, Vargem Grande do Sul e Votorantim.

Pelo Tumblr do Centro Paula Souza é possível acompanhar o dia-a-dia dos estudantes, fotos e vídeos direto dos EUA. Acesse: http://centropaulasouza.tumblr.com

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza