Alunos de Etec do ABC expõem projetos sobre meio ambiente

No sábado (9), Escola Técnica Estadual Lauro Gomes realiza a 3ª edição da Semana de Sustentabilidade e Empreendedorismo

qua, 06/06/2018 - 20h23 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça-feira (5), diversas instituições de ensino promovem eventos voltados ao tema e que envolvem os jovens. Uma delas é a Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, na Região do ABC, que realiza a 3ª edição da Semana de Sustentabilidade e Empreendedorismo.

O evento será realizado no próximo sábado (9), com a exposição de projetos dos estudantes da unidade, palestras e atividades com a proposta de praticar o desenvolvimento sustentável. Entre 8h e 16h, os alunos participarão de oficina de customização e eco bag, além de um aulão que abordará temas ligados ao meio ambiente.

Reutilização

Participarão da mostra 44 equipes de todas as onze salas dos segundos anos da escola, que possui, ao todo, cerca de 4 mil estudantes. “Um dos focos principais da iniciativa é a reutilização do material, que seria descartado, como recurso financeiro. Na realidade, o nosso lixo possui muita riqueza”, enfatiza a idealizadora da Semana, Rosângela Panace, professora e coordenadora de curso da Etec Lauro Gomes.

A exposição apresenta produtos e empreendimentos desenvolvidos por alunos de diversos cursos, por meio de quatro vertentes: moda sustentável, aproveitamento total de alimentos, design de interiores com objetos de decoração reaproveitados e mobiliário sustentável construído a partir de materiais recicláveis como pneus e madeira de demolição.

Um dos destaques do evento é a existência de uma comissão organizadora composta por 30 alunos dos terceiros anos da unidade. Os estudantes foram expositores na última edição e auxiliam os colegas neste ano. “Os jovens se envolvem totalmente e incentivam os mais novos a participar. Além daqueles que apresentam trabalhos, outros cuidam da gestão, cerimonial e contabilidade, por exemplo”, explica uma das professoras responsáveis pela Semana, Rosinei Bernardo.

Desafio

Realizado apenas para a comunidade escolar nas edições anteriores, o evento será aberto ao público gratuitamente em 2018. “Temos o desafio de fazer com que os jovens se organizarem para que gastem o mínimo possível em recursos financeiros. Eles foram incentivados, inclusive, a buscar patrocínios. Para isso, o trabalho deve ser planejado, o que é um aprendizado”, avalia a professora Rosângela Panace.

Vale destacar que a verba arrecadada com a venda dos produtos confeccionados, no primeiro ano da iniciativa, foi destinada a instituições de caridade. Na edição seguinte os destaques na mostra receberam uma viagem ao litoral como prêmio.