Alunos de escolas públicas conhecem atrações turísticas de Campos de Jordão

Projeto A Escola Sobe a Serra recebeu 1,4 mil jovens. Perspectiva é que até o final do ano mais de 10 mil estudantes conheçam a cidade

qua, 23/06/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

Agora, as principais atrações turísticas de Campos do Jordão podem ser apreciadas por estudantes da rede pública estadual e municipal de São Paulo. Por meio do projeto A Escola Sobe a Serra, da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo (Selt) e da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ, subordinada à pasta), crianças e adolescentes das cidades do entorno de Campos do Jordão poderão apreciar de perto as novidades da cidade serrana.

O objetivo é oferecer a 33 escolas públicas da região a oportunidade de conhecer a Estrada de Ferro, a Estância Turística de Campos do Jordão e o teleférico, no Parque do Capivari, famoso ponto de encontro dos turistas na cidade. “Todas as quartas e quintas-feiras 90 alunos sobem a serra divididos em dois bondes. A viagem transforma-se numa diferenciada aula de História, Geografia, Meio Ambiente e Turismo”, explica Ricardo Briso, diretor da EFCJ.

O projeto teve início em março, mas a primeira viagem ocorreu somente no dia 26 de maio. Alunos de Aparecida do Norte foram os primeiros contemplados. Até agora o projeto recebeu 1,4 mil estudantes. “A perspectiva é que até o final do ano mais de 10 mil jovens conheçam Campos”, prevê Briso. O passeio terá um recesso em julho, por causa das férias escolares, mas será retomado em agosto.

Motivação

Para aumentar a demanda, a EFCJ firmou parceria com a Ong Mundo Jovem, que atua com projetos voltados para crianças e adolescentes. De acordo com Briso, esta é uma maneira de trabalhar e desenvolver mais atividades dentro do projeto A Escola sobe a Serra. “Estamos estudando até a possibilidade de termos um Papai Noel no trem durante os passeios que serão realizados no mês de dezembro”, diz Briso.

O embarque tem início em Pindamonhangaba. De lá, as crianças seguem no trem em direção a Campos do Jordão e depois retornam a Pinda.

Os passeios ocorrem todas as quartas e quintas-feiras e é preciso fazer agendamento pelo telefone (12) 3644-7400. “É um lazer caro e dificilmente as crianças teriam a oportunidade de conhecer essa cidade linda. Além disso, elas aprendem muito sobre a história da região, já que o trem parte de Pindamonhangaba, conhecida como a Princesinha do Norte, por causa da sua economia baseada na cafeicultura”, ressalta Ronaldo Rodrigues Moreira, coordenador da Escola Municipal Prefeito José Geraldo Lemos Valadares, da cidade de Aparecida do Norte. 

Moreira acompanhou uma turma de 67 alunos, sete professores e seis pais. O coordenador acredita que atividades extracurriculares como esta motivam os alunos. “Nunca fui a tanto lugar bonito. Não vejo a hora de contar para os meus pais”, afirma Alexandre Heitor, 11 anos, aluno da 5ª série fundamental da EM Prefeito José Geraldo Lemos Valadares, de Aparecida do Norte.

Da Agência Imprensa Oficial