Alunos de escolas estaduais podem se inscrever para 6ª Feira de Ciências

Iniciativa busca conscientizar jovens sobre importância de projetos em diversas áreas, por meio da iniciação científica

ter, 15/05/2018 - 11h07 | Do Portal do Governo

As inscrições para a 6ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo estão abertas e seguem até o dia 17 de agosto. Podem se cadastrar professores e alunos das unidades de ensino da rede matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio. A iniciativa tem o objetivo de formar cidadãos preparados para o século XXI.

A ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação busca conscientizar os jovens estudantes sobre a importância dos projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Direitos Humanos, Saúde, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Ética, por meio da iniciação científica. Segundo os organizadores, a intenção é estimular os alunos a exercer a criatividade e verificar como é possível usar recursos para melhorar a vida em sociedade.

Categorias

Desse modo, na categoria Ciências da Natureza, podem ser inscritos projetos de estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, subcategoria Júnior e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª série e 2ª série do Ensino Médio, na subcategoria Master. Neste ano, a novidade é a inclusão da categoria Ciências Humanas, na qual podem realizar o cadastro jovens do 9º ano e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, na subcategoria Master.

O interessado deve entrar em contato, para efetivar a inscrição, com a Diretoria de Ensino, responsável pela escolha regional dos melhores projetos. Em caso de equipes mistas, com alunos pertencentes às duas subcategorias, a iniciativa deverá ser inscrita na de maior escolaridade, ou seja, na subcategoria Master.

Os projetos passarão por uma seletiva regional e outra estadual. Os 40 finalistas serão avaliados por uma banca, que selecionará oito vencedores. Vale destacar que todos as propostas submetidas deverão ter professores orientadores, de acordo com o regulamento.