Alunos de Escola Técnica criam etiqueta para rastrear bagagem extraviada em aeroportos

Sistema facilita localização na esteira e calcula indenização em caso de perda

seg, 19/12/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Vila Formosa, de São Paulo, desenvolveram um projeto para localização de bagagens extraviadas em aeroportos. Por meio de recursos eletrônicos e de informática, o “Rastrear” é capaz de localizar a bagagem e, caso não seja encontrada, calcular a indenização a ser paga pelos responsáveis pelo extravio.

A ideia surgiu quando Milena Costa soube que diversos amigos passaram por esse problema durante viagens nacionais e internacionais. “É uma situação muito ruim chegar ao destino e não encontrar seus pertences”, diz a aluna do técnico em Informática, que desenvolveu o projeto junto com outros dois colegas de curso, July Pinheiro e Renam Magalhães.

Orientado por Luiz Pinheiro, professor do curso, o grupo criou um sistema que, por meio da Internet, cadastra a quantidade de malas, o conteúdo levado nelas, o percurso e a quantidade de aeroportos por onde a bagagem vai passar. A partir dessas informações, é produzida uma etiqueta eletrônica que informa, em caso de extravio, os locais onde a bagagem pode estar perdida. Se mesmo assim a bagagem não for encontrada, o cadastro do conteúdo torna possível calcular o valor da indenização do cliente.

“As etiquetas são usadas tanto para a pessoa que viaja identifique sua bagagem na esteira, pois são diferenciadas por figuras geométricas, quanto para auxiliar os funcionários dos aeroportos na localização em caso de perda”, explica Pinheiro.

O “Rastrear” também prevê a inclusão de pessoas com deficiência, uma vez que as etiquetas são impressas também em braile, para facilitar a identificação das malas nas esteiras dos aeroportos.

O projeto foi o terceiro colocado no 2º Prêmio ESEG de Gestão, realizado pela Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) do Grupo Educacional ETAPA em parceria com o Centro Paula Souza na última sexta-feira, 9. Também foi apresentado na 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza e é um dos finalistas da próxima Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre em março de 2012.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em cerca de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem 216 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 54 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza