Alunos de escola estadual da capital promovem o plantio de árvores

Grêmio de unidade de ensino em Sapopemba, na zona leste de São Paulo, criou projeto com apoio de gestores e docentes

ter, 31/07/2018 - 20h29 | Do Portal do Governo

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicado pela revista científica Nature, indica a existência de cerca de três trilhões de árvores no planeta Terra. Proporcionalmente, o número representa pouco mais de 400 espécimes para cada ser humano.

No mesmo trabalho da instituição norte-americana, a cada ano, são derrubadas 15 bilhões de árvores, porém somente 5 bilhões são replantadas. De modo a ampliar a quantidade de plantas no Estado, alunos do Grêmio Participativo Sapopemba, da Escola Estadual Sapopemba, zona leste da capital paulista, criaram o projeto M.A.P.A – Mais Árvores Por Aí.

Vale destacar que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar estudantes, professores, direção, funcionários e vizinhos da unidade sobre a importância do plantio. Por isso, os visitantes e frequentadores da instituição encontram várias árvores espalhadas pelo terreno.

“Em 2017, surgiu a oportunidade de nos inscrevermos para participar do 1º Encontro Paulista de Grêmios. Foi nessa hora que surgiram duas folhinhas na minha cabeça e ali que surgiu o projeto ‘Mais Arvores Por Aí’”, explica o jovem Daniel de Lima, diretor de cultura do Grêmio GPS.

Atuação

Segundo a diretora da unidade, Ana Rosa Raghiante dos Santos, ter um Grêmio atuante faz muita diferença. “O Grêmio na escola é importante porque os alunos ajudam a fazer uma ligação entre direção, coordenação e os próprios estudantes da escola. É um meio que você tem a mais de estar junto da comunidade também”, avalia.

“O projeto vem com o objetivo social de conscientizar os alunos sobre o quanto é perigoso o desmatamento, quanto isso afeta a saúde e a vida das pessoas”, ressalta Sabrina Cabral Lopes, diretora social do Grêmio GPS.

A 1ª tesoureira do Grêmio GPS, Mariana Marins, destaca como ocorrem as ramificações do projeto. “Os sextos anos nos ajudam com uma horta vertical para uso deles mesmos, feita em garrafa pet, por meio da reciclagem. Os sétimos anos ajudarão com a horta no chão. Os oitavos anos auxiliam a plantar as árvores dentro da escola, nas dependências. E os nonos fazem as pesquisas fora da unidade para saber se podemos plantar nas praças aqui perto, nas casas, e isso expande o projeto”, explica.

“A Escola Estadual Sapopemba já é bem vista na comunidade. Então, eu acredito que eles saindo, conversando com o pessoal, com os vizinhos do entorno da escola, só vai melhorar o nosso relacionamento com todos”, avalia a diretora, Ana Rosa Raghiante dos Santos.