Escola de Miguelópolis arrecada alimentos, roupas e cobertores

Projeto “Doar faz bem à saúde da alma” ocorre desde 2010 em unidade do município do interior do Estado de São Paulo

sex, 07/12/2018 - 16h56 | Do Portal do Governo

Desde 2010, o projeto “Doar faz bem à saúde da alma” mobiliza atos solidários por parte dos estudantes da Escola Estadual Doutor William Amim, em Miguelópolis, no interior do Estado. Os alunos arrecadam alimentos, roupas e cobertores, por meio de ações de solidariedade realizadas também por professores e a comunidade.

Para isso, são promovidos “pedágios”, coletas nos lares, solicitação de ajuda aos comerciantes locais e gincanas culturais na escola. De acordo com a aluna Emanuele Regina Bofi, o trabalho voluntário resulta em benefícios para todos. “Com a ajuda, nós nos transformamos em cidadãos melhores”, avalia a aluna da 3ª série do Ensino Médio.

“A iniciativa colabora para que os jovens sejam mais sensíveis às questões sociais”, avalia a diretora da unidade, Adriana Chaves Dassie. Vale destacar que as doações arrecadadas são destinadas para várias instituições, como, por exemplo, o Lar Geraldo Barbosa de Freitas, que cuida de idosos no município, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital do Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos, além de famílias carentes.

“O projeto é desenvolvido durante o ano. Isso permite o desenvolvimento das inteligências, essenciais na formação de cidadãos conscientes, refletindo sobre valores, ética e cidadania. Tais questões incentivam a solidariedade e a cultura de paz na escola”, explica a vice-diretora, Maria Auxiliadora Jued Moysés Barbosa.

Parceria

A entrega dos donativos ao Hospital do Amor é promovida em parceria com os integrantes do Clube do Cavalo de Miguelópolis. Eles realizam uma campanha paralela de arrecadação, o que aumenta a quantidade de alimentos doados.

A doação ao Lar Geraldo Barbosa de Freitas é realizada por alunos, professores e equipe gestora, representando uma oportunidade para a interação entre jovens e idosos. “Fazemos a diferença ao ajudar as pessoas”, salienta Hellen Felipe dos Santos Soares, estudante da 3ª Série do Ensino Médio.