Alunos de escola de Caieiras promovem atividades sobre importância da saúde mental

Objetivo é alertar os jovens sobre a importância do diálogo; estudante gravou música em estúdio junto com professor

ter, 15/09/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, alunos da Escola Estadual Doutor Olindo Dártora, em Caieiras, desenvolveram atividades sobre saúde mental, bullying e clima escolar. Segundo a coordenadora dos trabalhos, Andréa Aparecida Della Torre, o objetivo é conscientizar e alertar os estudantes sobre a importância do diálogo e das discussões que abordem os problemas, evitando que evoluam para casos de depressão e até suicídio.

Andréa diz que, no ano passado, o desenvolvimento do tema englobou a maioria dos alunos da escola e teve resultados muito positivos. Por isso, decidiram voltar à questão com os 490 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, principalmente devido à pandemia de COVID-19.

Uma das estudantes do Ensino Médio, Gabriela Santos Teixeira, de 16 anos, gravou uma música de incentivo à vida, em um estúdio junto com um professor. O vídeo foi postado nas redes sociais e teve grande repercussão entre a comunidade escolar.

“Foi uma experiência única e muito prazerosa, principalmente porque conseguimos mais visibilidade para ajudar as pessoas. Quem está passando por problemas precisa entender que falar é a melhor solução, mas nem sempre isso é possível”, diz.

Para a jovem, o distanciamento por causa da pandemia dificulta ainda mais quem sofre com depressão ou algum outro problema. “Eu que posso contar com o apoio familiar me senti presa nesta pandemia por não poder conversar e interagir pessoalmente com os amigos ou outros familiares, imagina quem não tem esse apoio ou que tem dificuldades dentro da própria casa. Poder ajudar de alguma maneira foi muito bom”, afirma.