Alunos de duas Etecs vão aos EUA participar de feira internacional de ciências

Estudantes conquistaram a premiação máxima na Febrace

seg, 15/03/2010 - 18h30 | Do Portal do Governo

Quatro alunos de duas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais conquistaram a premiação máxima na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace). Os premiados são Priscila Andre (Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca), Amanda de La Rocque, Carlos da Silva e Paolo Pulcini (Etec Getúlio Vargas, de São Paulo). Eles desenvolveram dois projetos que, junto com junto com outros sete, representarão o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, nos Estados Unidos.

Priscila apresentou o projeto “Performances de agentes curtentes ecológicos no curtimento de peles de peixes tilápias” e Amanda, Carlos e Paolo desenvolveram o projeto “Sulfonação de poliestireno: aplicação na retenção de íons de metais pesados”.

A última edição da Febrace teve a participação mais expressiva dos alunos da Etecs nos últimos anos. Ao todo, 22 projetos de 11 escolas competiram com mais de 200 trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª série), Médio e Técnico, de todo o País.

A cerimônia de premiação, realizada no sábado, 16, ainda reservou outros prêmios da organização: “Le Plastic”, da Etec Trajano Camargo, de Limeira, ficou em segundo lugar em Ciências Biológicas. Na sexta-feira, as Etecs Polivalente (Americana), Prof. José Sant’Ana de Castro (Cruzeiro) e Jorge Street (São Caetano do Sul) receberam prêmios dos patrocinadores do evento.

“Todos os projetos apresentados foram muito bem elaborados, com foco na solução de problemas da sociedade e grande possibilidade de aplicação no mercado. Essa premiação é mais um incentivo para que nossos alunos desenvolvam cada vez mais o interesse pela ciência”, afirmou a chefe de Gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro, uma das autoridades presentes ao evento.    

Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Febrace tem como objetivo incentivar os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos – este ano, foram mais de mil projetos inscritos.

Três Etecs já ganharam o prêmio principal: Trajano Camargo, de Limeira (2008), Getulio Vargas, de São Paulo (2007) e Polivalente, de Americana (2004).

Do Centro Paula Souza