Alunos de Angola fazem estágio no HC de Ribeirão Preto

Os alunos são do Instituto Superior de Enfermagem da Universidade Agostinho Neto, de Luanda

seg, 07/05/2007 - 12h46 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) oferece programa de estágio curricular para alunos estrangeiros. Os alunos são do Instituto Superior de Enfermagem da Universidade Agostinho Neto, de Luanda (Angola).

Pelo acordo formalizado entre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, e a Universidade de Luanda, os melhores alunos do último ano de enfermagem têm oportunidade de estagiar durante 60 dias nas unidades do HC e em postos de saúde da família de Ribeirão Preto.

Dez alunos da universidade angolana estagiam nas clínicas de ortopedia, cirurgia, psiquiatria, cirurgia de cabeça e pescoço e CTI (Centro de Terapia Intensiva) do HC de Ribeirão Preto, de abril a junho.

Outros dez têm estágios programados na Mater (Maternidade do Complexo Aeroporto), Centro Saúde Escola do Sumarezinho, Núcleo de Saúde da Família do Distrito Oeste, NGA-59 (Núcleo de Gestão Assistencial) e UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade de Dumont.

 A aluna do 4º ano, Samba Nymi Pinheiro Zamba, é uma das selecionadas para o estágio, que começou em abril. No momento da chegada, com os demais integrantes do grupo, comentou que a proposta de estágio no HC representava um caminho para o desenvolvimento dos serviços de enfermagem no país de origem: “Nós somos o terceiro grupo a ser licenciado em enfermagem no nosso país. Visto que a enfermagem no Brasil está muito desenvolvida, queremos levar este conhecimento ao nosso país. Viemos aprender com os brasileiros”.

País modelo – Técnico de enfermagem em Angola antes de ingressar no curso superior, o estagiário Nelson Manuel Muhongo considera o HC de Ribeirão Preto referência para os países de língua oficial portuguesa, na África, sobretudo Angola. “Temos o Brasil como um país modelo porque é bastante desenvolvido na área de saúde em relação ao nosso país”, observa Muhongo. Disse que os alunos de enfermagem vieram buscar experiências, novos conhecimentos: “Aprender coisas novas porque nossa realidade é diferente”.

Apresentação – A trajetória dos alunos de Luanda, na USP, começou dia 23 de abril, com uma recepção na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Lá, fizeram uma apresentação de Angola para graduandos e pós-graduandos brasileiros.

No dia seguinte, assistiram a uma palestra sobre o histórico da fundação e funcionamento do HC, orientada pela diretora de enfermagem do centro cirúrgico, Cassandra Fernandes Marcondes.

A recepção foi organizada nas dependências do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (Ceaps) do Hospital.  A diretora da divisão de enfermagem, Luci Romero Grupioni Rossi, manifestou a satisfação da equipe pela participação pioneira dos alunos angolanos em programas de estágio em enfermagem no HC: “Estamos satisfeitos e queremos que vocês consigam realmente tudo que vieram buscar. Também queremos aprender com vocês”.

Da Assessoria de Imprensa do HCRP