Alunos das Etecs imunizam a população nas cidades de Bauru e Matão

Sob supervisão de docentes, estudantes de Enfermagem reforçam equipes de profissionais da saúde na vacinação contra gripe

sáb, 04/04/2020 - 13h12 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS
Equipes da Etec Rodrigues de Abreu, localizada em Bauru, reforçam trabalho de imunização dos profissionais da saúde do município

Professores e estudantes do curso técnico de Enfermagem das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) continuam reforçando o time de profissionais da saúde na campanha de vacinação contra o vírus influenza em diversas regiões do Estado.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O esforço é para evitar o aumento de doenças respiratórias e sobrecarga do sistema de saúde. Os horários e locais de imunização variam de acordo com orientações e necessidades dos órgãos de saúde municipais.

Bauru

Divididos em 13 equipes, doze professores e cerca de 40 estudantes da Etec Rodrigues de Abreu vacinaram mais de 250 idosos desde segunda-feira (27). A imunização é feita em domicílio, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Identificamos as residências que tenham pessoas com 60 anos ou mais e fazemos as aplicações”, explica a coordenadora do curso na Etec, Rebeca Moreira. “É um grande volume de imunizações. Entendemos que esse é o momento de direcionarmos nossos conhecimentos e força de trabalho para ajudar o município a atingir a meta de vacinação”, acrescenta.

Matão

Sete educadores e 42 alunos da Etec Sylvio de Mattos Carvalho imunizaram mais de mil pessoas desde a semana passada. O número de beneficiados superou 850, incluindo funcionários e pacientes idosos do Hospital Carlos Fernando Malzoni, além de mais de 60 residentes e colaboradores do Lar São Vicente de Paulo localizado da cidade.

Nesta semana, a imunização continua em domicílio, para evitar a circulação de pessoas com mais de 60 anos, principal grupo de risco do coronavírus. Também atuaram na imunização educadores e estudantes de Enfermagem das Etecs localizadas em Atibaia, Batatais, Barueri e São Roque.

Polos de vacinação

Dez unidades do Centro Paula Souza (CPS) sediam esta primeira etapa da campanha de vacinação contra gripe. Até o momento, foram requisitadas como polos de imunização Etecs situadas nos municípios de Bauru, Capital (Etec Irmã Agostina, na zona sul), Cubatão, Franca (Etec Doutor Júlio Cardoso), Jales, Matão, Mogi Mirim, Santa Rosa de Viterbo, Taboão da Serra e Taquarituba.

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Araçatuba e São Paulo (da capital) também participam. Os horários de vacinação variam de acordo com as orientações dos órgãos municipais de saúde.