Alunos das Etecs estão na final do Prêmio Técnico Empreendedor

Projetos finalistas foram desenvolvidos por alunos de Lins e Orlândia

qui, 12/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Os projetos desenvolvidos pelos alunos da Etec de Lins e da Etec Professor Alcídio de Souza Prado, de Orlândia, ficaram entre os três melhores da Região Sudeste do País e vão disputar a final do Prêmio Técnico Empreendedor, em Brasília, no dia 25 de novembro. O evento é promovido por meio de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A competição tem o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos de instituições de educação profissional e tecnológica. 

Para concorrer ao prêmio, os estudantes tiveram que desenvolver, sob orientação de professores, projetos de empresas com possibilidade de se transformar em negócio executável e que comprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. 

Projetos finalistas 

Dois estudantes do curso de Edificações da Etec de Lins elaboraram uma fabrica de blocos produzidos a partir de resíduos da construção civil – a Reconstroe. De acordo com os alunos, a coleta de material para a fabricação dos blocos apresentaria um impacto positivo importante. “Em Lins já tivemos nascentes de rio comprometidas por causa de entulho. Ao retirarmos esse material reduzimos o impacto ambiental e teremos matéria prima a custo zero”, explica Bruno Tosti, um dos integrantes do grupo. 

Na Etec de Orlândia, o projeto foi o empório Sabor e Saúde, especializado em doces fabricados especialmente a pessoas portadoras de diabetes, hipertensão e colesterol alto. Além de receitas especiais, a loja ofereceria um espaço para exercícios físicos e fisioterapia. “Fizemos uma pesquisa de campo para avaliar a viabilidade do projeto e tivemos 100% de aceitação entre os entrrevistados”, diz Caroline Parizi, uma das quatro alunas do curso de administração envolvidas no trabalho. 

Do Centro Paula Souza