Alunos das Etecs e Fatecs apresentam soluções criativas para melhorar a vida nas cidades

Projetos foram expostos durante a 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

dom, 06/11/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Durante a 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada entre 25 e 27 de outubro, alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais apresentaram diversos projetos que propões melhorias para a vida nas cidades.

A Fatec Osasco, por exemplo, criou um sistema de monitoramento de reservatórios de água que pode ajudar a evitar enchentes. Quando o “Controle automatizado dos piscinões de São Paulo” detecta excesso de água em determinado local, automaticamente redireciona o fluxo para outro reservatório menos cheio, evitando o transbordamento. “É um sistema inteligente, que é capaz de saber de onde tirar a água e para onde e quando mandar”, disse Felipe Salaviaw, um dos estudantes responsáveis pelo projeto.

O projeto dos alunos da Etec de Heliópolis, de São Paulo é implantar jardins nos telhados dos prédios públicos da Capital paulista. “A aplicação de telhados verdes”, de acordo com a proposta, tem como objetivo principal é diminuir a influência do calor sobre o concreto e o asfalto que causa elevação de temperatura nos grandes centros urbanos. “Os telhados verdes podem baixar a temperatura ambiente em até dez graus”, afirmou Guilherme Ramalho, um dos integrantes do grupo que desenvolveu o trabalho.

A proposta apresentada pela Fatec de Guarulhos é a “Implantação do semáforo ambiental” que alerta motoristas e pedestres sobre a quantidade de ruído produzida pelos veículos. “O excesso de ruído causa stress e problemas auditivos. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre o barulho e ajudar as autoridades na fiscalização”, explicou Paula Mantoan ao apresentar o projeto.    

Em Itatiba, alunos da Etec Rosa Perrone Scavone analisaram o funcionamento do Corpo de Bombeiros da cidade e propuseram um novo projeto de logística para agilizar o atendimento de ocorrências, além de conscientizar a população quanto à utilização de hidrantes e aos trotes telefônicos.

Do Centro Paula Souza