Alunos da USP levam educação ambiental para crianças carentes

Objetivo é chamar a atenção para a importância da conservação do meio ambiente

sex, 27/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os alunos dos cursos de graduação em Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) vão promover neste sábado, 28, a 10ª edição das oficinas de educação ambiental para crianças carentes. Destinado para crianças com idades entre 3 e 10 anos, o objetivo do projeto Florestas do Futuro é chamar a atenção para a importância da conservação do meio ambiente.

O projeto é coordenado pelo professor Fernando Seixas, do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da Esalq. “A convivência com as crianças nos dá a possibilidade de visualizar, na prática, como uma atividade social pode contribuir com outras realidades, mesmo que por algumas horas”, afirma Estela Covre Foltran, aluna do 3º ano de Engenharia Florestal e gerente geral do grupo de estudantes envolvidos no projeto. As atividades do Floresta do Futuro são realizadas seis vezes por ano.

Os participantes serão divididos em cinco grupos, que se revezarão em diversas atividades. As oficinas incluem reciclagem “Se lixando”, “O Refúgio” (sobre espécies de árvores), tangram (figuras elaboradas com peças de madeira) e plantio de mudas de árvores. Este ano também acontecerá uma nova atividade: a montagem de um boneco ecológico. “Conhecido como ‘careca-cabeludo’, ele é feito com alpiste e pó de serra, colocados em uma meia”, conta a aluna da Esalq. “O cabelo do boneco é o alpiste que floresce, demonstrando o desenvolvimento das plantas”.

Após as oficinas, todas as crianças receberão lanche, brincarão num parquinho e realizarão uma trilha ecológica até o gramado central da Esalq. O evento dessa edição contará com a participação do Lar Franciscano, de Piracicaba. “O projeto sempre procura trazer para as oficinas instituições que trabalham com crianças carentes na cidade”, explica Estela.

O projeto

O Florestas do Futuro é uma das atividades realizadas pelo Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO), fundado em 1996 pelo professor José Luiz Stape, da Esalq. O GFMO é responsável pelo planejamento e desenvolvimento das atividades do Plano Diretor da Área do Córrego Monte Olimpo. O grupo também cuida das atividades na Fazenda Areão, no Viveiro de Mudas, Casa de Vegetação, na Sede Campestre do GFMO, nas Estações Experimentais de Itatinga e Anhembi e em áreas de produtores rurais em vários estados.

Da USP