Alunos da USP fazem programa de radio e TV sobre orientação nutricional

Trabalho foi realizado em parceria com Núcleo de Comunicação e Educação da ECA

sáb, 22/11/2008 - 11h13 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, produziram programas de rádio e televisão que adotam técnicas de educomunicação para transmitir noções de orientação nutricional voltadas à população em geral. O trabalho foi realizado em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a Rádio USP e a TV USP. Os programas, que serão apresentados no dia 2 de dezembro na FSP, também vão ser exibidos no Canal Universitário e na Rádio USP.

“Com a Rádio USP os alunos do período noturno da disciplina de Educação Nutricional deram continuidade a um projeto de desenvolvimento de pequenos programas, voltados principalmente para rádios comunitárias, enquanto os alunos do matutino desenvolveram projetos para a TV USP, sempre contando com o apoio pedagógico da disciplina e do NCE”, explica a professora da FSP, Ana Maria Dianezi Gambardella, coordenadora do projeto. “Espera-se que os alunos tenham compreendido que se foram capazes de se comunicar com rádio e TV não terão problemas para se comunicar por meio de quaisquer outros canais”.

“A experiência é enriquecedora tanto para os alunos, quanto para os monitores e professores, na medida em que discutir a elaboração de programas que visam o estímulo às práticas alimentares saudáveis ajuda no processo de reflexão sobre a função dos meios de comunicação”, ressalta a professora Ana Maria Cervato, que também coordena a iniciativa. “Essa discussão é fomentada por pesquisas da área da nutrição que apontam que crianças que assistem TV durante muito tempo tem maior prevalencia de obesidade. Além desse desafio, oportuniza a criatividade, pois apresenta outras ferramentas educomunicativas em oposição à tradicional palestra, ou mesmo aos folheto ou jogos educativos.”

As peças de comunicação mostram mensagens de práticas alimentares saudáveis como controle e alternativas alimentares, consumo de dietas saudáveis, importância da atividade física para a saúde, entre outras. Os graduandos utilizaram processos de educação problematizadora nestas estratégias a fim de que o público-alvo percebesse, a partir de seu próprio conhecimento, a importância de uma alimentação saudável e de como praticá-la.

Produção

Inicialmente, os alunos da disciplina de Educação Nutricional receberam além do conteúdo curricular sobre nutrição, informações sobre conceitos de comunicação e educomunicação, por meio de palestras no NCE, conceitos de formatos e gêneros de programas tanto radiofônicos, quando televisivos, fornecidos por intermédio de palestras de profissionais da Rádio USP e TV USP. Em seguida elaboraram em grupos, projetos de programas a serem produzidos, que foram avaliados, tanto pelas professoras da disciplina, quando por profissionais de comunicação e da Assessoria de Comunicação Institucional da FSP, em exame de qualificação dos projetos.

Depois disso, os alunos partiram para a produção dos programas nas instalações da Rádio USP e da TV USP, executando os projetos em seus estúdios, com o auxílio do pessoal técnico. Com os programas finalizados ao final da disciplina, estes serão sua forma de avaliação e então serão veiculados na programação das duas emissoras, servindo de orientação alimentar para a população como um todo.

Para Pedro Ortiz, Diretor da TV USP, a parceria é uma iniciativa inédita e que poderá render ótimos frutos. “Serão oito interprogramas sobre Educação Nutricional, que além da exibição no Canal Universitário de São Paulo, ficarão disponíveis no sistema de IPTV da USP e no site da Faculdade de Saúde Pública, para consulta pública”, aponta. “O processo de produção dos programas, bem como sua exibição e posterior avaliação por grupos de discussão e participantes será um diferencial importante do projeto”.

A TV USP entrou com apoio institucional e instrumental, disponibilizando, profissionais, instalações e informações técnicas aos alunos da manhã, e também comprometendo-se a veicular os programas produzidos pelos alunos tanto na própria TV USP, quanto em outros espaços do Canal Universitário de TV de São Paulo, aventando-se inclusive a possibilidade de veiculação em TV Aberta, por intermédio de uma negociação com a TV Cultura.

Também participam do projeto, os nutricionistas Lídia Yamamoto e Jéssica Dias, do PAE, o professor Ismar de Oliveira Soares, diretor do NCE e Joari Aparecido Soares de Carvalho, integrante do NCE, Silvana Pires, da Rádio USP; Pedro Ortiz, Diretor da TV USP; e Marcellus William Janes, Assessor de Comunicação da FSP. A aula de apresentação dos programas acontece no Auditório João Yunes da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo. O evento, que acontece no dia 2 de dezembro, das 9 horas às 12 horas, é aberto ao público.

Da Agência USP de Notícias

(I.P.)