Alunos da USP desenvolvem projetos com responsabilidade social

Escola Politécnica apresenta tecnologias para auxiliar deficientes físicos e comunidades carentes

qua, 25/04/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

Um leitor de códigos de barras, um sistema de embalagens inteligentes, outro de identificação de pontos de ônibus por aviso sonoro, todos para deficientes visuais, e a produção de tecidos a partir da utilização de PET reciclado. Estes são alguns projetos desenvolvidos por alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP, que serão apresentados nesta quarta-feira, dia 25, durante o 2º Seminário “Engenharia e Responsabilidade Social”. O evento é promovido pelo programa Poli Cidadã.

O evento será realizado na Poli, a partir das 14h. Ao todo serão expostos 20 projetos desenvolvidos ao longo do ano passado, além da apresentação das experiências intensivas de inserção social realizadas pelos politécnicos em comunidades carentes das cidades de Machadinho d´Oeste (RO), Canuanã (TO) e Jardim Conceição (Osasco/SP), nos meses de dezembro e janeiro últimos.

A programação do seminário prevê ainda a palestra “Experiências sobre Responsabilidade Social”, que será proferida pelo ex-politécnico Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

O programa Poli Cidadã dá ao aluno de engenharia a opção de realizar seu trabalho de conclusão de curso, ou projetos em disciplinas específicas, criando soluções tecnológicas para auxiliar organismos que atendem portadores de deficiência física, população de baixa renda, setores da saúde.

O estudante pode propor um projeto ou escolher um dos temas que são apresentados por instituições parceiras do programa, como a Fundação Dorina Nowill, que atende a cegos, o Instituto Criança Cidadã e o Hospital do Câncer de Barretos. Cada tema pode gerar vários projetos em áreas e habilitações de engenharia distintas e ser executado por um ou vários alunos sob a orientação de um professor.

Desde que foi implantado, em 2004, o Poli Cidadã já viabilizou a realização de mais de 80 projetos. Dos que foram executados em 2006, muitos ainda dependerão de aprimoramento, parcerias com empresas ou apoio financeiro para sua comercialização.

Da Agência USP Online

(R.A.)