Alunos da Unicamp criam aplicativo gratuito que facilita compras de supermercado

Uma das vantagens é permitir ao consumidor calcular o valor da compra antes mesmo de chegar ao caixa

sáb, 04/02/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criou aplicativo gratuito para facilitar as compras dos consumidores. Trata-se do MeuCarrinho, programa para celulares que compara preços, marcas e ofertas de produtos em diferentes lojas virtuais e físicas.

O serviço pode ser usado de dois modos. No primeiro, o usuário fotografa com a câmera do celular o código de barras do produto no supermercado. E recebe, de modo automático, na tela do aparelho, a informação do preço praticado em outras lojas. A outra opção é pesquisar os valores diretamente no site do programa, o www.meucarrinho.com.br.

Com o slogan “Supermercado fácil para você”, o programa MeuCarrinho leva o mesmo nome da empresa criada pelos alunos André Nazareth, Danilo Campos, Bruno Branta e Luciano Frezzato. E uma de suas vantagens é permitir ao consumidor calcular o valor total da compra antes mesmo de chegar ao caixa.

O conjunto de telas do programa (interface) é intuitivo e o serviço está disponível pra quem tem celular com câmera e sistema operacional Android ou iPhone/iOS. Diariamente, os responsáveis pelo MeuCarrinho atualizam os preços das lojas. O sistema também permite aos usuários enviar novas informações e sugestões de produtos. Dessa maneira, o aplicativo se torna mais completo, confiável e acessível.

Conselho de Startups

O projeto foi criado no âmbito do Conselho de Startups, iniciativa do grupo de empreendedores oriundos da universidade, o Unicamp Ventures. A iniciativa foi realizada em conjunto com a Inova Ventures Participação S.A., empresa de participação que procura investir em novos negócios de base tecnológica, formados principalmente nas salas de aula e laboratórios acadêmicos.

O Conselho de Startups tem a preocupação de desenvolver e acelerar empresas de base tecnológica na região de Campinas (SP). Ao longo de um ano, as empresas participantes ganham apoio estratégico, de mercado e gestão através do estabelecimento de conselho designado para a empresa. Os benefícios são determinados pela experiência e rede de contatos (networking) de seus conselheiros.

Segundo André Nazareth, responsável pela empresa, o Conselho de Startups foi fundamental para o desenvolvimento da ideia e do plano de negócios do MeuCarrinho.

“Todo empreendedor sonha em ir longe, mas saber dar passos certos é fundamental, especialmente no início. O Con­selho de Startups nos auxiliou nisso. Com pouco tempo de suporte, conseguimos enxergar aspectos importantes do novo negócio, o que nos ajudou a levantar investimentos”, ressalta. Depois de um ano da criação e desenvolvimento, o MeuCarrinho teve seu projeto selecionado no desafio Sua ideia vale R$ 1 milhão, lançado pelo Buscapé Company, agora parceiro da empresa.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unicamp